João Garcia chega ao cume do Makalu - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Alpinista conquista o 10º 8000

João Garcia chega ao cume do Makalu

Segundo as últimas informações, o alpinista português chegou ao cume às 11 horas da manhã de hoje, e retornou ao acampamento 4 (intermediário) para descansar.

Fonte:

O alpinista português João Garcia chegou durante a manhã de hoje ao cume da quinta maior montanha do mundo, o Makalu, de 8463 metros de altitude, sem o uso de oxigênio artificial e nem carregadores de altitude.

Segundo o alpinista, "O frio e o vento agravaram as dificuldades da parte final do ataque ao cume, mas a vista magnífica do Everest, do Lhotse, do Kangchenjunga e dos outros gigantes do Himalaia, o animou durante a escalada e foi uma recompensa magnífica ao esforço".

João Garcia chegou sozinho ao cume do Makalu. Porém, após alguns instantes, já estava acompanhado por mais um alpinista, da França e pelo sherpa que o guiava. Os três foram os únicos a atingir nesta segunda-feira, 19 de Maio, o cume da montanha.

João Garcia agora se encontra descansando no acampamento 4, um intermediário, estabelecido ainda ontem, e deve retornar ao campo base do Makalu amanhã, para a comemoração.

10ª Montanha com mais de 8 mil metros de altitude

O Projeto "À Conquista dos Picos do Mundo" do alpinista João Garcia objetiva escalar as 14 montanhas com mais de 8.000 metros de altitude do mundo, sem o uso de oxigênio suplementar.

Em toda a história, apenas 14 montanhistas conseguiram este feito. E apenas metade deles completou todas as montanhas sem a utilização das garrafas de oxigênio. O mais recente montanhista a concluir a façanha foi o equatoriano Ivan Vallejo, que sem o uso de O2, entrou para este seleto grupo.

Confira abaixo, as dez montanhas com mais de 8 mil metros que João Garcia já escalou, na ordem cronológica:

1ª) Cho Oyu - Setembro de 1993

2ª) Dhaulagiri - Setembro de 1994

4ª) Everest - maio de 1999

5ª) Gasherbrum II* - Julho de 2001

6ª) Lhotse - Maio de 2005

7ª) Kangchenjunga - Maio de 2006

8ª) Shisha Pangma - Outubro de 2006

9ª) K2 - julho de 2007

10ª) Makalu - Maio de 2008

* O Gasherbrum I foi escalado em Julho de 2006.

Segundo os planos do alpinista, o projeto "À Conquista dos Picos do Mundo" segue no segundo semestre de 2008 ao Manaslu (8163m). O Annapurna (8091m) está previsto para maio de 2009, assim como o Broad Peak (8047m). Finalizando o projeto, o Nanga Parbat (8125m), deve ser escalado em 2010.

Porém, apesar de Garcia já ter percorrido a maior parte das montanhas com mais de 8.000 metros de altitude, é sabido que a tarefa daqui pra frente não será nada fácil. Principalmente quando, entre as montanhas que ainda faltam ao currículo do alpinista, aparece o nome do Annapurna, considerada a montanha mais difícil e perigosa das montanhas com mais de 8 mil metros.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade