Monte Crista terá taxa de lixo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Providências contra sujeira

Monte Crista terá taxa de lixo

Medida proposta pelo Sr. Ari, que cuida do estacionamento na montanha, pretende diminuir o lixo deixado nas trilhas.

Fonte:

O Monte Crista é a montanha mais popular da região de Joinvile em Santa Catarina, sendo freqüentada por montanhistas e também por gente que não se identifica com a atividade e fazem um uso predatório do local, abandonando lixo, fazendo fogueiras e pixando as pedras.

Há muito tempo a Associação Joinvilense de Montanhismo tenta conscientizar os usuárias das trilhas do Monte Crista sobre os problemas com o meio ambiente, alguns sócios dizem que já sentiram melhoras, mas há muito o que evoluir para que a montanha seja de fato preservada.

A situação incomoda todos que caminham pela montanha e que moram na região, ao ponto que o Sr. Ari, o “alemão do estacionamento” decidiu tomar uma ação mais radical, a taxa do lixo.

A taxa será inicialmente um depósito de R$5,00, que será retirado no retorno da montanha por pessoas que regressem com um saco de lixo. A medida é polêmica, pois retornar com um saco de lixo não significa que a pessoa retornou com todos os seus resíduos. Entretanto, o Sr. Ari acredita que isso forçará as pessoas a pegar o lixo dos outros quando esquecerem seus resíduos

A medida será implementada a partir de Julho, para dar tempo que as pessoas saibam da novidade. O Sr. Ari diz que se a medida não surtir efeito, ele irá aumentar a taxa para R$10,00.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade