Forte do Leme é liberado para escalada

0

Um dia após a realização da Abertura de Temporada do Montanhismo, o Rio recebe uma boa noticia: Mais um lugar é liberado para escalar.


A proibição de locais de escalada é um dos problemas mais aflinge escaladores do Brasil. Esta realidade, no entanto está mudando, pelo menos no Rio de Janeiro, onde prefeito reconheceu neste ano, através do Decreto Nº 31906, que o montanhismo é patrimônio cultural da cidade e que montanhistas devem ter acesso à áreas de escalada.

Com isso, o programa Acesso, da Federação de Montanhismo e Escalada do Rio de Janeiro (FEMERJ), consegue liberar o Forte do Leme, que sofria com restrição de acesso há algum tempo.

O Morro do Leme fica ao lado do Forte Duque de Caxias na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A área que é militar recebeu suas primeiras vias na década de 1960, e sempre teve problemas de acesso. Há alguns anos o local foi liberado e recebeu algumas novas vias, mas foi fechado novamente.

Bernardo Collares, presidente da FEMERJ, disse na lista de emails que está confiante que haverá mais locais liberados e este será o ano do acesso no Rio de Janeiro.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário