Bem vindo AFEC - Associação Fluminense de Escalada de Competição - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
AFEC

Bem vindo AFEC - Associação Fluminense de Escalada de Competição

Nesta última quinta-feira, dia 06 de maio de 2010, foi fundada nas dependências do ginásio Escalada Indoor Icaraí, a AFEC - Associação Fluminense de Escalada de Competição.

Fonte:

O Estado do Rio é um dos locais mais privilegiados para a prática de escalada esportiva no Brasil. É neste Estado onde a cultura do montanhismo e escalada está mais desenvolvida e onde e também é um dos locais onde há mais praticantes. Entretanto isso tudo não foi o bastante para que a escalada de competição tivesse um declínio no Estado, ao ponto de interromperem seu ranking de escalada estadual.

Esta história começou a mudar em 2008, quando Patrícia Mattos e Luiz Alves retomaram a organização do ranking, promovendo o Campeonato Fluminense de boulder, com diversas etapas que fizeram muito sucesso.

A AFEC foi criada para dar continuidade a este trabalho, promovendo a escalada de competição no Rio de Janeiro e preocupando-se com sua renovação, já que há poucos escaladores jovens no cenário. O exemplo vem do campeonato estadual do ano passado, onde apenas um atleta mirim se apresentou, João Matheus, que obteve o 3º lugar na categoria aspirante com apenas 12 anos assim se tornando, é claro, a revelação do campeonato de 2009.

De acordo com os idealizadores da AFEC, existe uma baixa renovação na escalada do estado do Rio, ao contrário de outros que já promovem campeonatos de categorias menores. Com a criação da Associação, eles esperam que essa lacuna seja aos poucos preenchida com projetos sérios, descobrindo novos valores para as competições em todo o estado, que teve ganhos no ano passado, com a participação dos atletas niteroienses Pedro Gomes e Luana Riscado na Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva, que foi ao Mundial da categoria na França.

Na fundação da AFEC, foi discutida também a falta de patrocinadores na escalada. De acordo com os idealizadores da Associação, as empresas precisam enxergar que é a competição que pode dar uma visibilidade real do seu produto. Então é preciso um investimento pesado agindo não só em campeonatos, mas tomando a iniciativa de criar parcerias em projetos de desenvolvimento do esporte e na descoberta de novos valores.

Na assembléia inaugural foi formada a primeira diretoria, veja quem são:


Presidenta - Patricia Mattos (FEMERJ/CNM)
Vice-presidente - Jorge Gomes
Secretária - Renata Borré
Tesoureiro - Adriano Cruz
Diretor Técnico - Leandro Borré (CEP)
Diretor de Comunicação e Mídia - Luiz Alves (FEMERJ)
Diretora de Competição - Patricia Mattos (FEMERJ)
Representante dos Atletas - Marcos Paulo Azevedo

Conselho Fiscal:


Leandro Borré (CEP)
Lyno Ferraz (FEMERJ)
Blanco Pinheiro (FEMERJ)

Membros Fundadores:

Renata Borré
Patricia Mattos (FEMERJ/CNM)
Caio Gomes (FEMERJ)
Luiz Alves(FEMERJ)
Jorge Gomes
Felipe Montenegro
Blanco Pinheiro (FEMERJ)
Leandro Borré (CEP)
Amanda Coelho (FEMERJ)
Lyno Ferraz (FEMERJ)
Guilherme Carvalho (FEMERJ)
Erich Akio
Luana Riscado (FEMERJ)
Marcos Paulo Azevedo
Adriano Cruz
Natália Falcão (FEMERJ)

Publicidade:


Publicidade

Publicidade