Maximo Kausch faz cume no Cho Oyo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Pela segunda vez!

Maximo Kausch faz cume no Cho Oyo

O montanhista argentino, radicado no Brasil Maximo Kausch chega no cume da sexta montanha mais alta do mundo pela segunda vez em sua vida.

Fonte:

Foram apenas 8 horas de escalada para sair do acampamento 3, a 7500 metros de altitude e chegar ao cume da sexta montanha mais alta do mundo, o Cho Oyo, de 8201 metros de altitude, localizado na divisa do Tibet com o Nepal, mas foi um mes de preparação e aclimatação para cumpri o objetivo.

No meio do caminho ficaram dezenas de outras expedições e quase todos os clientes de Maximo, dos quatro que começaram, só um chegou ao cume com ele, o britânico Alex Holt e o Sherpa Palden Nima.

Contra Maximo e sua expedição havia a pior condição de tempo da montanha nos último anos, o que impossibilitou o cume de todas menos duas expedições no Cho Oyo, o da IMG e da Summitclimb, empresa onde Max trabalha.

O tempo ruim quase que constante, além de impedir que dezenas de pessoas fizessem cume nesta, que é considerada uma das montanhas de oito mil metros mais fáceis do mundo, também ceifou a vida de um montanhista russo de identidade ainda não revelada.

Além deste problema, Maximo ainda teve que suportar e vencer problemas de saúde, pois ele contraiu cólera devido às más condições de higiene no Tibet.

Durante todo o tempo em que Maximo esteve no Cho Oyo, Maximo nos mandou seus relatos via podcast em inglês, que foram traduzidos para o português. O diário deste escalada se encontra no site pessoal do montanhista, o GenteDeMontanha.

Após fazer cume, Maximo desceu até o acampamento 3, onde descançou um pouco, para mais tarde desmontar o acampamento e empreender sua volta ao Campo Base. Ele se encontra descendo neste momento e no dia 27 retornará ao Nepal.

Este foi o segundo cume de oito mil metros de Maximo. Ele já havia escalado o Cho Oyo, sem oxigênio, em 2008.

:: Veja a mensagem e o ouça o Podcast que Maximo mandou desde o cume do Cho Oyo
:: Conheça o Cho Oyo no Rumos: Navegação em montanhas!

Publicidade:


Publicidade

Publicidade