Recém inaugurado, Centro de Escalada de Jacarepaguá forma seu primeiro campeão - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Ginásios de escalada

Recém inaugurado, Centro de Escalada de Jacarepaguá forma seu primeiro campeão

Apontado como grande diamante a ser lapidado, Daniel Virginio é destaque em competição estadual do Rio de Janeiro

Fonte:

 ,Por Emanuelle Oliveira

Há três meses, ao inaugurar o Centro de Escalada, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Felipe Dallorto afirmou, “Nosso desejo é fazer com que os atletas cariocas virem referência na escalada brasileira”. O primeiro resultado apareceu no último domingo (23/05), na etapa de abertura do Campeonato Estadual de Boulder do Rio de Janeiro, realizada no Ginásio Escalada Indoor Icaraí, em Niterói.

O atleta Daniel Virginio, de 18 anos, participou pela primeira vez de uma competição e, além de vencer a categoria Aspirante Masculino, saiu com a certeza de que seu nome poderá ficar marcado na história da escalada brasileira. “Ele mostrou incrível resistência e chegou mais longe. Foi a categoria que contou com o maior número de participantes e todos com nível técnico forte e muito parecido”, conta Flavia dos Anjos, sócia do Centro de Escalada, ao lado de Felipe Dallorto.

Para vencer, Daniel precisou encarar a parede por três vezes, como explica Flavia: “Os três boulderes da primeira bateria foram completados facilmente por seis competidores que terminaram empatados. Já na segunda tentativa, as vias estavam um pouco mais difíceis, desclassificando três atletas, mas mantendo um novo empate entre Daniel Virginio, Matheus Hammes e Matheus Dalloz, que continuaram mostrando força e técnica superando novamente as dificuldades para completar o percurso”.

Um novo desafio foi lançado para os três finalistas e Daniel foi o que superou melhor as dificuldades. “Foi realizada uma bateria extra de desempate com apenas dois boulderes, porém, bem mais difíceis e longos. Vencidos pelo cansaço, os três atletas não conseguiram completar a via, entretanto, Daniel mostrou, ao longo da prova, muita força e técnica em seus movimentos, terminando mais longe para vencer seu primeiro campeonato”, comemora Flavia.

Além do título, o nível técnico apresentado por Daniel chamou atenção de atletas experientes. “Apesar de tantos empates, a diferença de nível era visível. Muitos notaram o potencial do Daniel que chamou a atenção de competidores consagrados como Caio Gomes, campeão Master por diversas vezes”, ressalta Flavia. “Quando ele soube que o Daniel treina somente há três meses no Centro de Escalada, Caio Gomes afirmou: ‘ele é diamante bruto, agora é só lapidar’”.

Mais um pódio

A festa não ficou por conta só da vitória de Daniel Virginio. Competidora há quatro anos, Flavia dos Anjos conseguiu um expressivo terceiro lugar na categoria Master Feminino. “Sem competir nas duas últimas etapas do ano passado, decidi voltar com dedicação total”, comemora a escaladora que está mantendo o ritmo no Centro de Escalada. “A estrutura do centro permite um treino bem exigente e com bons resultados, que está me fortalecendo”.

Para a próxima etapa, Flavia pretende melhorar seu resultado. “Enfrentei meninas bem fortes como a campeã Luana Riscado, que apesar da pouca idade, faz parte da Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva e já participou de competições internacionais, e a Nathália Falcão (segunda colocada), atleta dedicada com bastante experiência também. Mesmo assim não fiquei muito atrás, a diferença foi pequena. Foi fácil analisar meus erros e minhas deficiências que serão trabalhadas para a próxima etapa”.

Centro de Escalada

Localizado em Jacarepaguá, o espaço se resume em uma sala de 24m², totalmente climatizada, com vários muros levantados, ocupando todas as paredes até o teto. “É um complexo de boulder especialmente desenvolvido para o treinamento de alta performance. A grande sensação é um muro de 45o de inclinação com 3 metros de largura e 4 de comprimento”, afirma Felipe Dallorto, escalador há 11 anos e pioneiro no país na modalidade psicobloc.

O local é destinado a todos que queiram melhorar seu desempenho na escalada e, também, para aqueles que desejam ter o primeiro contato com o esporte. “Os alunos são acompanhados e cada um possui uma planilha de evolução, criada por professores de Educação Física e escaladores de alta performance. O ambiente oferece ao aluno segurança e evolução nos treinos”, garante Flavia dos Anjos.

 ,O Centro de Escalada Jacarepaguá está aberto todos os dias, das 15 às 23 horas, exceto nos feriados e finais de semana. O Centro de Escalada Jacarepaguá fica na Estrada do Tindiba, 1467, 2o andar, Taquara, Jacarepaguá (RJ).

Veja mais:

:: Resultados da 1a. Etapa do Estadual de Boulder do Rio de Janeiro
:: Luciano Fernandes entrevista Patrícia Mattos, que fala da AFEC

Publicidade:


Publicidade

Publicidade