Carlos Pauner pronto para ataque relâmpago ao cume do Lhotse

0

Carlos realiza uma tentativa ao Lothse de ataque, similar a subir uma montanha de três mil metros de altitude

Em um ataque ultra rápido, quase como o que se faz a um três mil, o espanhol Carlos Pauner que chegou na quinta-feira ao Campo Base do Everest/Lhotse, aproveitou para descansar durante dois dias, e três dias depois se propõe um subir ao topo do Lhotse. As 2 da manhã sairá para esta tentativa, se encontra agora no campo 4 do Lhotse, a 7.700 metros de altitude.


Depois de conseguir chegar ao cume do Dhaulagiri, e descansar alguns dias em Kathmandu, Pauner e Javier Pérez decidiram seguir para o Lhotse.


Carlos sabia que por um lado, teria uma aclimatação excelente, melhor que a maioria dos montanhistas que iria encontrar por ali, parados durante dias por motivos políticos. Mas também sabia que o desgaste que seu corpo sofreu durante a escalada do Dhaulagiri é muito grande, pois após conseguir o topo de um oito mil, o que o corpo necessita é descansar.


Decidiu por realizar uma tentativa solo ao cume, desde o campo base. Depois de pouquíssimo tempo de pemanência no campo base já subir direto ao cume é algo que poucas vezes ocorre em um oito mil que não seja o Cho Oyu, e devemos lembrar que o Lhotse é a quarta mais alta da Terra, com 8.516 metros.

Devido a sua aclimatação, conseguiu em 5 dias alcançar mais altitude que a maioria das expedições depois de mais de um mês de permanência na montanha. As notícias são de que neste momento uma verdadeira avalanche de montanhistas estão em pleno ataque ao cume do Everest, após tanta espera. Os que estiverem melhor dormirão hoje no colo sul, e se confirma que hoje foram conseguidos os dois primeiros cumes, por parte de dois sherpas, que estão abrindo caminho aos que vem atrás.


Vamos aguardar e torcer pelo sucesso deste ataque relâmpago ao Lhotse.


Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário