Começa a temporada de montanhismo do Karakoram

0

Cordilheira de montanhas localizada entre o Paquistão e a China começa a receber as primeiras expedições neste ano. Apenas 25 permissões foram concedidas, o que fará desta temporada uma das mais calmas dos últimos anos.


Apenas 25 permissões foram concedidas para esta temporada de montanhismo no Karakoram, um número extremamente baixo para esta popular cadeia de montanhas onde ficam 4 das 14 montanhas de oito mil metros do Planeta: K2, Broad Peak, Gasherbrum I (GI) e Gasherbrum II (GII).

Apesar do número modesto, 3 destes 25 montanhistas são do Brasil, são eles Waldemar Niclevicz e Irivan Burda (que irão escalar o GI e o Broad Peak) e Maximo Kausch, que irá escalar o GI e o GII.

A expedição de Waldemar e Irivan recebeu o nome de “10 anos do Brasil no K2”, pois será uma comemoração pela escalada desta difícil montanha localizada ali no Karakoram. Waldemar planejou esta expedição aos moldes da que ele realizou 10 anos depois que escalou o Everest pela primeira vez, entretanto, desta vez, ele não pretende repetir a façanha, já que o K2 é muito mais difícil e mortal que o Everest, mas ele terá uma visão privilegiada da montanha, já que o Broad Peak , uma das montanhas almejadas, fica de frente ao K2.

Maximo, por sua vez, está indo para o Karakoram pela primeira vez. Ele está dividindo permissão com Phil Crampton e irá ascender os dois Gasherbruns na companhia do finlandês Samuli Mansikka. Maximo vai para o Paquistão já aclimatado, pois recentemente ele escalou outro oito mil, o Cho Oyu , que ele fez cume pela segunda vez!

A expedição que mais chama atenção nesta temporada do Karakoram é a da austríaca Gerlinde Kaltenbrunner. Ela já escalou 13 das 14 montanhas com mais de 8 mil metros, todas sem uso de oxigênio complementar. Se ela alcançar o cume do K2, será a primeira mulher a finalizar o grande Slam do montanhismo sem a utilização de oxigênio, o que somente outros dez montanhistas já fizeram.

Aqui no AltaMontanha estaremos acompanhando as principais expedições nesta temporada do Karakoram. Nos acompanhe nesta aventura!

::Veja mais: Karakoran no Google Earth através do Rumos: Navegação em Montanhas!

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário