Rumo ao resgate no Annapurna

0

Ueli Steck e Simon Anthamatten aguardam a 500 metros de onde se encontram Iñaki Ochoa, Horia Colibasanu e agora Alexey Bolotov. Don Bowie, Sergey Bogomolov com uma equipe de voluntários e três alpinistas que aterrissavam em Chomrong, auxiliam no resgate

A situação na face Sul do Annapurna pode mudar nas próximas horas. Iñaki Ochoa continua em estado grave, semi-inconsciente, acompanhado em sua barraca do acampamento 4 (7.400 metros) pelo romeno Horia Colibasanu.

E Horia não perdeu tempo em momento algum, na segunda-feira contactou com a equipe suiça, que trabalhava na vertente contrária, e estes já seguem para o resgate. Os suiços, certamente são Ueli Steck e Simon Anthamatten, dois rápidos escaladores, alpinistas de raiz, que não tiveram nenhuma dúvida na hora de assumir este perigoso papel.

Ueli e Simon, dois dos homens mais em forma do alpinismo atual, perfeitamente aclimatados (acabam de abrir uma rota na face norte do Tengkangpoche e ambos são muito aficcionados a “correr” pela face Norte do Eiger), chegaram ontem aos 6.900 metros de altitude, aonde pararam por causa do mal tempo.

O estado de Iñaki, que não pode caminhar, impossibilita qualquer movimento atual do acampamento 4, e até o que chegou depois, Alexey Bolotov, companheiro russo de Ochoa durante o ataque ao cume, que havia continuado até o topo depois da retirada do espanhol. Alexey chegou sofrendo de um edema pulmonar.

Em outra parte da montanha, um helicóptero que transportava três montanhistas vindos de Kathmandu para apoiar nos trabalhos de resgate, ficou detido a um dia do campo base na aldeia de Chomrong.

Segundo informações do “Diario de Navarra”, em paralelo a essa iniciativa, o russo Sergey Bogomolov (líder da expedição russa que compartilhou campo base com Ochoa de Olza até a uma semana atrás, e na qual estava integrado Bolotov) tratou de formar outro pequeno grupo de resgate, apesar de já estar em Kathmandu, capital nepalesa. Bogomolov anda à caça de voluntários para formar uma equipe de apoio que hoje mesmo chegue à base da face Sul para colaborar com os suíços.

Por último, Don Bowie (integrante inicial da expedição de Ochoa de Olza e Horia Colibasanu) também vai colaborar. O canadense está prevendo deslocar-se hoje mesmo da localidade de Pokhara até o campo base.

Apesar de tudo, nas próximas horas continuará a incerteza, já que os telefones de Iñaki, Horia e Bolotov tiveram esgotadas todas suas baterias.

Redação AltaMontanha com informações de Desnivel e Barrabes

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário