Termina a temporada do Himalaia, começa a temporada do Karakoram - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Veja o que nós e os hermanos fizemos e vamos fazer

Termina a temporada do Himalaia, começa a temporada do Karakoram

A temporada de escalada de pré monção do Himalaia terminou. Mas para a alegria dos fanáticos por altitude, começa agora a temporada de escalada no Paquistão.

Fonte:

De junho a Agosto é a alta temporada de montanhismo no Paquistão, país asiático que tem 5 das 14 montanhas com mais de oito mil metros de altitude.

Neste ano, o país está mergulhado numa crise política. O país, de maioria islâmica, abriga alguns grupos radicais que dão suporte ao Taleban, no vizinho Afeganistão. Desde as guerras da década de 1970, o Paquistão vem recebendo refugiados deste país e desde ali, muitos se organizam contra os históricos invasores que anteriormente foram os soviéticos e hoje em dia são os Estados Unidos.

Para piorar, há uma crise diplomática acontecendo entre os países ocidentais e outro vizinho paquistanês, o Irã, vem sofrendo pressão. Há ainda o velho problema da Caxemira, que é o território aonde ficam as montahas paquistanesas, lá há uma disputa de território com a Índia, ou seja, o clima político no Paquistão é pesado, os ocidentais não são bem vindos e isso reflete no número de permissões dadas á montanhistas que desejam enfrentem estes desafios, apenas 25 pessoas, um número muito baixo!

O Brasil pode se orgulhar que dentre estes 25 corajosos há 4 montanhistas daqui. São eles: Waldemar Niclevicz, Irivan Burda, Maximo Kausch e Cleo Weidlich.

Eles não estarão sozinhos, há muitos montanhistas de países vizinhos que estarão por lá. Veja o que nós brasileiros e nossos hermanos andamos fazendo pelo Himalaia por esta temporada que se passou e qual é o plano deles e nossos para esta temporada que está se iniciando.

Por Rodrigo Granzotto Perón:

I - CLEO WEIDLICH

Além do cume no Everest, como team leader para a Eco Adventures, ela subiu o Lobuje East (dormiu no cume) e tentou o Lhotse, tendo que dar meia-volta a 8.220 metros, por causa do mal tempo e excesso de neve na rota. Ela agora, aproveitando a aclimatação, está indo ao Paquistão, para tentar o Nanga Parbat (8.126m), que é uma montanha virgem para brasileiros. Ela vai escalar o Nanga como integrante de expedição polonesa e em parceria com o renomado alpinista Hunza, Mohammad Ali II. Cleo acrescentou que o Nanga Parbat é um dos maiores objetivos da vida, uma montanha linda e que ela sonha em escalar faz muitos anos. Tomara que dê tudo certo e ela conquiste o NP para nós.

II - TEMPORADA MÁGICA PARA A ARGENTINA

A primavera de 2010 foi incrível para a Argentina no Himalaya. Este ano nossos hermanos (que inclui Maximo Kaush, pois ele nasceu lá) fizeram 10 cumes ao todo, em 3 montanhas diferentes, uma verdadeira goleada:

EVEREST

Ángel Armesto
Damián Benegas (2º cume)
Willie Benegas (10º cume)
Marcelo Deza
Carlos Gallosi
Leonardo Proverbio
Ramón Chiocconi
Alvar Puente

LHOTSE

Matías Erroz (sem oxigênio)

CHO OYU

Maximo Kausch (segundo cume na montanha)

Espero que toda a boa sorte da Argentina esteja apenas em um esporte - alpinismo - e não em todos, e que eles deixem a gente ganhar a Copa do Mundo.

III - PREVIEW DA TEMPORADA 2010 DO KARAKORAM:

Eis a lista dos montanhistas latinos que vão tentar alguma montanha no Paquistão nesta temporada de verão:

NANGA PARBAT [8126m]

Cleo Weidlich (BRA)

GASHERBRUM I [8080m]

Fernando Gonzalez-Rubio (COL)
Luis Felipe Ossa (COL)
Rodrigo Ortiz (GUAT)
Duncan Talomé (GUAT)
Maximo Kausch (ARG)
Irivan Burda (BRA)
Waldemar Niclevicz (BRA)
Hernán Wilke (ARG)

BROAD PEAK [8047m]

Irivan Gustavo Burda (BRA)
Waldemar Niclevicz (BRA)
Ignacio (Nacho) Lucero (ARG)
Tommy Heinrich (ARG)

GASHERBRUM II [8035m]

Fernando Gonzalez-Rubio (COL)
Rodrigo Ortiz (GUAT)
Duncan Talomé (GUAT)
Maximo Kausch (ARG)
Hernán Wilke (ARG)
Mónica Bernal (COL)

:: Veja a notícia da chegada de Maximo no Paquistão

:: Conheça nossa página sobre o Karakoram e sobre o Nanga Parbat no Rumos: Navegação em Montanhas!


Publicidade:


Publicidade

Publicidade