ICMbio diz que novas concessões em UC´s não atrapalharão o montanhismo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Carta à CBME

ICMbio diz que novas concessões em UC´s não atrapalharão o montanhismo

A Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), enviou em Abril uma carta ao Instituto Chico Mende de Biodiversidade (ICMbio), órgão federal que administra os parques nacionais, em que manifestava sua preocupação em relação aos serviços de concessões em Unidades de Conservação. Dois meses mais tarde, temos uma resposta oficial que alivia as preocupações.

Fonte:

Os recentes editais para concessão de serviços em parques nacionais despertou a preocupação da CBME, que teme que tais terceirizações fechem o acesso a locais aonde se pratica a escalada e o montanhismo em Parques Nacionais e também que as empresas que vencerem os editais passam a exigir a obrigatoriedade da contratação de seus serviços, como guias.

A resposta do ICMbio, assinada pelo coordenador geral do instituto, Julio Gonchorosky, garante que a liberdade de acessos haverá e que não será obrigatório a contratação de guias nos parques concessionados. De acordo com a carta enviada por Gonchorosky, a concessão será de serviços como campings, lanchonetes e outros serviços dentro das UC´s e não das UC´s em si, ou seja, as empresas não irão cobrar a entrada e conduzir a visitação nos Parques.

Diversos parques sofrem da falta de estruturas mínimas de visitação. Desta forma, as concessões ao invés de limitar poderá, de acordo com Gonchorosky, ajudar o montanhismo e outras atividades em UC´s.

:: Veja na íntegra a carta do ICMBIO

Publicidade:


Publicidade

Publicidade