Waldemar, Irivan e Maximo Kausch se estabelecem no Karakoram - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Notícias do Paquistão

Waldemar, Irivan e Maximo Kausch se estabelecem no Karakoram

Estamos publicando na íntegra as mensagens enviadas por Waldemar Niclevicz e Irivan Burda desde o Karakoram, no Paquistão. A dupla brasileiroa irá tentar escalar o Broad Peak e o Gasherbrum I, duas das montanhas mais altas do mundo. Confira seu último relato e veja também notícia de Maximo Kausch:

Fonte:

Por Waldemar Niclevicz

É um grande prazer mandar novidades diretamente do acampamento-base, já estamos instalados a 5.050m de altitude, aos pés do majestoso grupo de montanhas chamada de Gasherbrum,. são 6 picos imponentes, dois deles ultrapassam os 8 mil metros, o Gasherbrum I ou Hidden Peak (8.068m) e o Gasherbum II (8.035m).

Há um total de 8 expedições por aqui, um número relativamente pequeno comparado aos anos anteriores, isso em razão da instabilidade política e à guerra que assolam essa parte da Ásia.

Quase todas as equipes, tem como objetivo principal o Gasherbrum II, mais fácil, eu o escalei em 1999. Uma equipe francesa e outra inglesa já montaram todos os acampamentos superiores e estão prontas para realizar uma tentativa de chegar ao cume.

O caminho até o acampamento 1 (5.950m), é o mesmo para as duas montanhas, mas ainda ninguém investiu acima dessa altitude no Hidden Peak, o principal objetivo da nossa equipe.

Estamos esperando chegar o restante dos nossos equipamentos, em razão do excesso de neve no caminho acabou ficando para atrás. Ao total, são doze barris de plásticos com tudo o que precisamos para as escaldas. Devem chegar amanhã, e imediatamente começaremos a nossa investida ao Hidden Peak.

O tempo segue instável, pela manhã o sol brilha num céu azul, mas lá pelo meio dia as nuvens aparecem e neva um pouco ao final da tarde. O excesso de neve dessa temporada me preocupa, mas não está impedindo o desenvolvimento dos trabalhos.

Hoje tivemos a visita do Donald Bowie (canadense) e Alexey Bolotoov (russo), uma agradável surpresa, são alpinistas de renome e muitos fortes, resolveram se juntar a nós na investida ao Hidden Peak.

Notícias de Maximo Kausch

Maximo Kausch já está no base do Gasherbrum. A expedição dele é diferente da de Waldemar, mas ambos fizeram o trekking de aproximação juntos por conta do atraso dele em conseguir o visto para o Paquistão.
Confira a notícia na íntegra da chegada de Maximo ao Karakoram em seu site pessoal, o GenteDeMontanha:

:: Maximo chega ao acampamento base dos Gasherbruns

Publicidade:


Publicidade

Publicidade