Portugueses conquistam duas rotas em montanhas remotas do Himalaia - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Paulo Roxo, Daniela Teixeira

Portugueses conquistam duas rotas em montanhas remotas do Himalaia

O casal Paulo Roxo e Daniela Teixeira, que é colunista do AltaMontanha, contam como foi a conquista de duas rotas de escalada em montanhas remotas da Índia

Fonte:

Estas rotas ficam nos montes , Ekdant, de 6100 metros e Kartik 5115 metros de altitude, que ficam na Serra do Garwhal, Himalaia indiano.

São as primeiras rotas abertas por portugueses no Himalaia, que deixarão seus nomes nestas montanhas com alto estilo, já se tratam de escaladas técnicas e conquistadas em estilo alpino.

O Ekdant só havia sido escalado uma vez, há 30 anos, agora recebeu a “portuguese route”. Já o Kartik recebeu sua primeira ascensão em estilo alpino “Directa Lusitana”.

Vários meses de pesquisa levaram-nos finalmente a um ponto do mundo onde ainda é possível sentir as mesmas sensações que os antigos exploradores sentiram. Um local onde a Natureza permanece no seu estado original, incólume, onde os vales continuam a esconder os seus mistérios, um território de montanhas intocadas, de neves eternas e barreiras de gelo suspensas, montanhas não domesticadas que conservam o seu caráter mais selvagem. Monumentos geológicos cuja crueza se mantêm desde o principio dos tempos”. Disse Paulo Roxo em seu relato.

A expedição relembrou muito o espírito de exploração das primeiras viagens ao Himalaia, que eram viagens ao desconhecido e cheio de imprevistos. Muitas das montanhas da região do Garwhal ainda não têm nome e nem sequer foram mapeadas.

Paulo e Daniela vão contar como foi a expedição em sua coluna no AltaMontanha. A parte parte já está no ar, confira!




Publicidade:


Serviços Especializados


GenteDeMontanha

Publicidade

Publicidade