Notícias das expedições Sulamericanas no Karakoram - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Niclevicz, Burda e Kausch

Notícias das expedições Sulamericanas no Karakoram

As expedições de Waldemar Niclevicz, Irivan Burda e Maximo Kausch já estão no Karakoram no Paquistão. Confira as notícias:

Fonte:

Expedição de Waldemar Niclevicz e Irivan Burda - Gasherbrum I

Por Waldemar Niclevicz

Eu e o Irivan estamos a 5.950m de altitude trancados dentro da nossa barraca, sem quase poder sair.Chegamos ontem aqui ao meio dia e nevava muito, a visibilidade era no máximo 50 metros e isso continua até agora ou seja, está nevando sem parar a mais de 24 horas. Só saímos da barraca para tirar o excesso de neve em volta dela ou para ir ao banheiro, duas tarefas difíceis, mas necessárias. Acabamos de ver nove alpinistas descerem das encostas do Gasherbrun II, uma imagem emocionante no meio dessa situação delicada com tanta neve e vento.

O pessoal que está tentando escalar o Gasherbrun I já está na expectativa de cume, uma pena esse mau tempo frustrar a realização de um grande sonho deles. Nós estamos acampados aqui bem perto deles, diante da grande parede que leva ao cume do Gasherbrun I. Nosso caminho é um pouco mais à direita por isso, o nosso acampamento é o mais alto de todos. Nós chegamos com um dia de atraso, o Hernan e a Mônica, o Lucho e a Maria e o Darwin, subiram um dia antes e desceram ontem. Nós passamos uma noite aqui juntos com o Rodrigo e o Duncan, que acabaram de nos convidar para jantar. O verdadeiro companheirismo ajuda a superar essas dificuldades.

Embora o tempo esteja ruim temos a esperança de que amanhã ele volte a melhorar e consigamos abrir o caminho até o acampamento 2, precisamos de perseverança e fé para poder realizar mais esse grande sonho de colocar a bandeira brasileira no alto de grandes montanhas. Contamos com a sua torcida!

Expedição de Maximo Kausch

A equipe de Maximo Kauch já alcançou o acampamento 2 da montanha. A idéia era realizar uma ascensão até o 3, mas o mesmo mal tempo que pegou Waldemar e Irivan no Base, pegou a equipe de Maximo no acampamento 2.

Maximo e seus companheiros desceram do acampamento 2 e retornaram ao base, realizando um descenso difícil, pois as expedições que chegaram antes deles abriu a rota por um local mais difícil, no meio de uma canaleta, para evitar a exposição da chamada “Crista da Banana” que liga o acampamento 1 ao 2.

Como a rota estava muito mal fixada, eles tiveram dificuldade em descer esta crista, mas conseguiram com sucesso e muita emoção.

:: Confira o relato escrito na íntegra por Phil Crampton no site pessoal de Maximo Kausch, o GendeMontanha.

:: Veja o Karakoram no Google Earth através do Rumos: Navegação em montanhas!


Publicidade:


Publicidade

Publicidade