AME assina termo de cooperação técnica com o IEF - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Proibições

AME assina termo de cooperação técnica com o IEF

A Associação Mineira de Escalada conseguiu, no último dia 28, dar um importante passo rumo à regulamentação da escalada em Unidades de Conservação Estaduais em Minas Gerais.

Fonte:

O Estado de Minas é privilegiado em questão de rocha de qualidade para a escalada esportiva, mas o escalador mineiro é quem mais sofre com as proibições na prática esportiva. Locais como a Gruta da Lapinha, Gruta do Rei do Mato, Gruta do Baú, Cachoeira do Tabuleiro, Ibitipoca e outros “point” localizados em parques Estaduais são proibidos de serem escalados.

Alguns locais, como o Baú e a Lapinha, são proibidos há quase uma década, com um grande prejuízo para a comunidade de escalada e sem nenhum ganho em preservação do meio ambiente, pois não existe comprovação de que a escalada é uma atividade degradante, muito pelo contrário, os escaladores eram os únicos freqüentadores da Unidade de Conservação que promoviam ações como limpeza e conscientização dos freqüentadores.

Com a assinatura deste termo de cooperação, a AME poderá, enfim, provar que escaladores são agentes de conservação dentro de parques, pois ajudam na fiscalização e seus impactos são pouco significativos e colocado em uma equação, , os benefícios de escalar é infinitamente maior que o de proibir.

Veja mais:

:: Site da AME

Publicidade:


Publicidade

Publicidade