Annapurna: Falece Iñaki Ochoa - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Tristeza no montanhismo mundial

Annapurna: Falece Iñaki Ochoa

Ao meio dia de ontem faleceu o alpinista espanhol Iñaki Ochoa na parede sul do Annapurna, apesar do esforço de diversos grupos de resgate que mesmo com o mal tempo e a pouca visibilidade tentavam de todas as formas auxiliar o montanhista.

Fonte:

As notícias de ontem e hoje trouxeram com muita tristeza o falecimento do alpinista espanhol Iñaki Ochoa, na parede sul do Annapurna. O montanhista havia desistido do cume da montanha e descia ao acampamento base quando sofreu um súbito mal, que indicava um edema cerebral. Horas mais tarde foi constatado que ele também apresentava um edema pulmonar.

Iñaki estava há vários dias a 7.400 metros de altitude na dificílima parede sul do Annapurna, que para piorar, ainda apresentava condições climáticas terríveis.

Apesar de todas as dificuldades, os suíços Ueli Steck e Simon Anthamatten escalaram a parede até encontrarem o alpinista. Ueli havia levado medicamentos e, por telefone, era assessorado por médicos que indicavam como administrar os medicamentos em Iñaki.

O companheiro de Iñaki, o romeno Horia Coibasanu, que havia estado junto a ele estes últimos dias, teve que descer com urgência, devido aos problemas físicos que sofria depois de tantos dias a essa altitude extrema.

Porém, Iñaki já havia passado cinco noites a 7.400 metros de altitude, não conseguia mais resistir e acabou faleceu ontem, às 12h30min no horário do Nepal. No dia 29 de maio completaria 41 anos. Sua família, a princípio, decidiu que seu corpo deva ficar na parede sul do Annapurna, até como forma de prevenir que os alpinistas que ainda estão lá, consigam descer com mais segurança e tranqüilidade.

Iñaki havia partido em março rumo ao Himalaia, acompanhado pelo romeno Horia Colabasanu e pelo canadense Don Bowie. Na carreira do alpinista espanhol, faltava apenas o Annapurna e o Kanchenjunga para que ele completasse os 14 picos com mais de oito mil metros de altura.

A demonstração de solidariedade dos vários montanhistas que tentavam de todas as formas auxiliar Iñaki na difícil parede sul do Annapurna ficará marcada na história. Poucas vezes se viu uma mobilização no meio montanhístico tão grande.

Contudo, estes alpinistas ainda estão na parede, em meio a muita neve, pouca visibilidade e alguns ainda em altitudes superiores aos sete mil metros. Nós do site AltaMontanha.com estamos na torcida para que todos estes grandes montanhistas consigam chegar ao acampamento base com segurança.

O falecimento de Iñaki Ochoa é uma grande perda para o montanhismo mundial.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade