Montanhista escala o Everest pela 18ª vez e quebra o recorde - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Haja fôlego!

Montanhista escala o Everest pela 18ª vez e quebra o recorde

Appa Sherpa, de 48 anos, chegou hoje ao topo do Everest pela 18ª vez e bateu o recorde de escaladas ao pico mais alto do mundo.

Fonte:

Segundo informações da Associação de Alpinismo do Nepal à Agência Efe, o veterano alpinista nepalês quebrou seu próprio recorde e reafirmou o feito de ser a pessoa que mais vezes chegou ao cume do Monte Everest. Appa Sherpa escalou a maior montanha do mundo pela 18ª vez.

Na última subida, em maio do ano passado, Sherpa chegou ao topo (8.848 metros) através da parte sudeste da montanha com outros sete montanhistas, estabelecendo o recorde que superou ontem.

O guia afirmou que não planejou esta última escalada ao cume, mas decidiu se unir a uma expedição que busca chamar a atenção sobre o problema do aquecimento global.

A equipe de escaladores está divulgando o problema dos lagos criado pelas geleiras da região, que estão derretendo e podem causar inundações. (EFE)

Segundo Rodrigo Granzotto Perón, os maiores "conquistadores" do Everest são todos Sherpas. Confira a lista e o número de ascensões:

Apa: 18
Chuwang Nima: 14
Lhakpa Gelu: 13
Phurba Tashi: 13
Big Dorje: 13
Nga Temba: 12
Mingma Tshering: 2
Nima Gombu: 12

Publicidade:


Publicidade

Publicidade