Quer comprar um parque nacional?

0

Você que gosta de espaços naturais amplos, onde a natureza está como antes da chegada do homem na terra? Se sua resposta é sim, e se você tem 125 milhões de dólares sobrando, já pode comprar parte de um Parque Nacional só para você!


É o que pode acontecer com parte do Parque Nacional Grand Teton, no Estado de Wyoming – Estados Unidos. O governador Dave Freudenthal, tomou esta medida como forma de ameaça, caso o departamento do interior dos Estados Unidos não libere mais dinheiro ao Wyoming. Pretende-se vender 5.17 km2 do parque, uma área que rende apenas 3 mil dólares ao ano para produzir pastagem para o gado. Mas, se o governo vender estas terras e realizar uma aplicação simples, que tenha juros de apenas 3%, a arrecadação estatal passaria a ser de 3.75 milhões de dólares ao ano!

É esta a conta que o governador faz atualmente para querer arrecadar mais. A área que está nos planos de ser privatizada chama-se “trash land” e é considerada uma área baldia pelo estado. São dois terrenos de 1 milha quadrada e mais alguns lotes pequenos, todos ficam ao sul do parque, com vistas panorâmicas para a Serra dos Tetons. De acordo com a Associeted Press, um terreno de 0.86 acres com uma casa modesta era avaliada em 1.9 milhões de dólares em 2007.

O único impedimento é que vender um parque nacional não é uma idéia popular e obviamente, já há grupos protestando. Entretanto, legalmente Wyoming é dono de sua terra, isso desde que se estabeleceu como Estado, em 1890, o governador de lá pode colocar bens do Estado à venda e o atual governante é o mais popular que Wyoming já teve.

O Parque Nacional Grand Teton foi criado em 26 de Fevereiro de 1929 com 390 Km2, mas depois de muitos conflitos, pois os parques mal haviam começado e as pessoas queriam continuar com as atividades de pesca e ranchos. Foi somente depois da Segunda Guerra Mundial que os parques trouxeram vantagens à população local, através do turismo. Em 1950, o Parque recebeu mais terras, depois que foi estatizado uma fazenda que pertencia aos Rockefeller, fazendo que o parque chegasse à sua superfície atual: 1.250Km2

Uma visita à história da criação deste parque é uma amostragem da dificuldade que a humanidade teve em frear o crescimento e o pragmatismo econômico para se conservar a natureza. Se este retalho do parque nacional for vendido, as perdas serão muito maiores do que apenas 5.17 km2 de terra. Será aberto um precedente único na história das unidades de conservação. O que isso representará para o mundo?

Fonte: Montañismo y exploración
&nbsp,

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário