Ivan Vallejo culmina o Khan Tengri

0

O top climber equatoriano Ivan Vallejo, o primeiro sulamericano a culminar todas as montanhas 8000, está engajado em popularizar o montanhismo em seu país natal e lançar novos talentos. Para tanto idealizou o projeto “Somos Equador”, que conta com vários patrocinadores.


Por Rodrigo Granzotto Perón

Em 23 de agosto, numa das etapas do projeto, Ivan Vallejo conquistou o Khan Tengri (7010m), segunda montanha mais elevada da cordilheira Tien Shan, e o ponto dominante do Kazaquistão. Também foram até o cimo Carla Pérez, Esteban Mena, Joshua Jarrín e Oswaldo Freire. Eles se converteram nos primeiros equatorianos, e segundos sulamericanos, nesta montanha (antes deles, em 2009, Waldemar Niclevicz e Irivan Burda fizeram cume por lá).

Vallejo reportou que as condições climáticas estiveram péssimas em toda a expedição, e que se aproveitaram de uma brevíssima janela de tempo bom para atacar o cume. A descida foi bem difícil, pois desde o campo 3 até o base desceram “no meio de uma tempestade de neve de proporções inimagináveis, e que durou quase 48 horas”.

:: Conheça o Khan Tengri no Rumos: Navegação em Montanhas!

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário