Federação sul coreana de montanhismo questiona Oh Eun Sun - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Polêmica das alturas

Federação sul coreana de montanhismo questiona Oh Eun Sun

Coreana teria sido a primeira mulher a escalar todos os 14 cumes com mais de oito mil metros no mundo, entretanto as dúvidas levantadas pela rival Edurne Pasabán agora fazem valer na Federação de montanhismo do próprio país da montanhista.

Fonte: Explorers Web

Os coreanos são conhecidos pelo alto pragmatismo em escaladas em montanhas, fazendo jus à máxima de que os fins justificam os meios. Com as expedições de Oh Eun Sun no Himalaia não foi diferença e a coreana foi altamente criticada por usar recursos demais em suas expedições.

Sun utilizava helicópteros para aproximar das montanhas, tinha muitos sherpas para facilitar sua ascensão e usou garrafas de Oxigênio sem hesitar. Entretanto o questionamento atual não é sobre seu estilo, mas sim da veracidade se ela escalou ou não o Kangchenjunga, a terceira montanha mais alta do mundo.

O Kang, como é chamado, é uma montanha muito remota e pouco freqüentada, uma das poucas montanhas de oito mil metros que ainda não é explorada comercialmente por expedições pagas (veja porque). Sun diz que fez cume e mostra como prova uma foto que é desmentida por algumas pessoas especialistas, pois nela, há um pouco de rocha e o cume do Kang, no entanto, é inteiro nevado.

A historiadora de montanha Miss. Elizabeth Hawley, que sistematiza e coleta todos os dados de cume nas montanhas do Himalaia, diz que tem dúvidas sobre este caso. Ela recentemente entrevistou um dos Sherpas que esteve com Sun na montanha e este relato não bate com outro feito com outro Sherpa de Sun. Este fato gerou tanta desconfiança que agora a própria Federação de montanhismo do país de Sun, a Coréia do Sul, contesta seu feito.

Se for confirmado que Oh Eun Sun mentiu ao dizer que ela fez cume no Kangchenjunga, além da vergonha, a coreana irá perder o recorde de ser a primeira mulher a realizar o grand Slam do montanhismo para a basca Edurne Pasabán, que finalizou estas montanhas logo após a coreana.

Fonte e fotos: Explorers Web

Veja mais:


Coreanos tem fama de serem antiéticos no Himalaia.
Oh Eun Sun finaliza a escalada dos 14 oito mil em meio a desconfianças
Pasabán rompe o silêncio sobre Oh Eun Sun


Publicidade:


Publicidade

Publicidade