Perdidos na Marins Itaguaré foram encontrados - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Tudo não passou de um mal entendido

Perdidos na Marins Itaguaré foram encontrados

As três pessoas que estavam perdidas desde domingo na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, foram localizadas e passam bem.

Fonte: O Globo

De acordo com bombeiros que atendem a ocorrência, o grupo fez contato com o chefe da unidade regional do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC0-INPE), em Cachoeira Paulista.

Na ligação, eles informaram que tinham conseguido sair da mata e seguiam para a rodoviária de Cruzeiro, de onde partiriam para as instalações do CPTEC-INPE, em Cachoeira Paulista.

Entre eles, estavam o pesquisador francês Charles Rogê, bolsista do INPE, o meteorologista Carlos Moura, prestador de serviços, e um terceiro rapaz não identificado. Eles teriam saído para uma trilha de um dia e meio no sábado e deveriam ter chegado a Passa Quatro, no sul de Minas, na tarde deste domingo. À noite, porém, Rogê teria feito contato por celular com irmão, na França, avisando que o grupo estava perdido.

O grupo teria se perdido no domingo, dia em que encontrariam com um guia turístico contratado para o passeio. O objetivo era fazer a travessia entre o Pico dos Marins e o Pico do Itaguaré, trecho considerado difícil, mas muito procurado para trilhas e escaladas. O estudante Henri Rossi, outro colega do grupo, desistiu ainda na sexta.

José Dourado, guia turístico, afirmou que o percurso é de baixas temperaturas e algumas pessoas podem apresentar náuseas e desorientação por conta da altitude.

Três equipes participaram dos trabalhos de resgate. A primeira equipe chegou ao Pico dos Marins por volta das 11h30m.

No começo deste mês, cinco turistas de Sorocaba também se perderam no Pico dos Marins e foram resgatados. Eles tentaram escalar o pico, mas desistiram. Na volta, não conseguiram achar o caminho para sair da mata.

Os turistas fizeram contato com os bombeiros e informaram que estavam bem, e tinham suprimento para ficar pelo menos um dia no local. Uma equipe de resgate foi deslocada para o Pico dos Marins e conseguiu encontrar os turistas com auxílio de guias.

O Pico dos Marins tem 2.420 metros de altitude e é o segundo mais alto de São Paulo, abaixo apenas da Pedra da Mina, que também fica na Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais. Fica no município de Piquete, a 210 km de São Paulo.

Fonte: O Globo

Publicidade:


Publicidade

Publicidade