FEPAM procura voluntários para monitoramento de focos de incêndio - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Contra chamas

FEPAM procura voluntários para monitoramento de focos de incêndio

A Federação Paranaense de Montanhismo convoca voluntários para auxiliar no monitoramento de focos de incêndio na Serra do Mar.

Fonte:

Por Rafael Gava

Neste próximo feriado, completam-se 3 anos do grande incêndio que consumiu o Morro do Getúlio e encostas do Caratuva, na serra do mar paranaense..

Após isto, montanhistas, coordenados pela Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM), organizaram a Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndios.

Devido ao tempo seco e ao alto índice de incêndios que estão ocorrendo, vários montanhistas têm se revezado no monitoramento de cumes.

Por este motivo estão sendo oferecidas oportunidades de voluntariado para os próximos finais de semana e feriados.

As atividades envolvem o simples monitoramento de focos de fumaça na região de montanhas a partir de cumes, abordagem e sensibilização ambiental de visitantes nas trilhas de acesso, busca e georeferenciamento de fontes de água, dentre outras.

No caso de incêndio em área da Serra, o observador deverá informar a base mais próxima e se o foco for muito grande, os bombeiros.

As áreas prioritárias para monitoramento são: Conjunto do Pico Paraná, , Conjunto Camapuã/Tucum, Serra da Baitaca e Morro do Araçatuba.

Além disto, continua aberto o cadastramento de voluntários para dar auxílio no 6º Grupamento de Bombeiros de São José dos Pinhais, que atende a toda a região da Serra do Mar. Neste caso serão montadas guarnições mistas com bombeiros para combate a incêndios em vegetação em toda a sua área de atuação.

Interessados devem entrar em contato através do email: brigadaincendiopr@gmail.com
 ,

Publicidade:


Publicidade

Publicidade