Iñaki Ochoa se foi, mas deixou o projeto SOS Himalaya - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Homenagem

Iñaki Ochoa se foi, mas deixou o projeto SOS Himalaya

SOS Himalaya, o projeto mais bonito de Iñaki Ochoa

Fonte:

Em novembro de 2006, foi divulgado por Iñaki o projeto “SOS Himalaya”, para segundo suas palavras, “devolver às crianças da Ásia o muito que me deram em forma de aprendizagem, chamando a atenção sobre suas necessidades e arrecadando dinheiro para repartir por ali.". O Governo navarro concede a Medalha de Ouro ao Mérito Esportivo a Iñaki e seus companheiros no resgate

 ,Na carta que Iñaki enviou ao Barrabes, ele contava entre outras coisas, sobre um sonho que tinha em mente para realizar, segundo suas palavras, “devolver às crianças da Ásia o muito que me deram em forma de aprendizagem”. Dizia que era só isso, um projeto, e que não informaria ainda sobre ele, enquanto o mesmo não tivesse mais consistência.

Iñaki também expôs este projeto em algumas das diversas palestras e conferências que ele estava então realizando por diferentes lugares, não são poucos os que escutaram a respeito de seu sonho.

O site Barrabes decidiu publicar parte da carta que fala sobre o SOS Himalaya, como forma de homenagem a Iñaki, acreditando que resume a essência da forma de entender o alpinismo e a vida do montanhista navarro.

“..se puder organizá-lo, e se tudo for bem no Dhaula e no Annapurna, (aonde irei na próxima primavera), então creio que em dezembro do ano que vem (2007) irei de bicicleta para Kathmandu, 12.000 km em três meses, depois tentarei escalar o Kanchenjunga, que poderia ser o que completa os 14, e depois descer a Kathmandu e voltar para casa a pé, correndo 50 km por dia, durante os seguintes 6 meses e seguindo o mesmo percurso que da ida em bici. No natal de 2008 em casa!!

A idéia não é me fazer muito famoso, mas sim começar a devolver às crianças da Ásia o muito que me deram em forma de aprendizagem, chamando a atenção sobre suas necessidades e arrecadando dinheiro para repartir por ali, em um orfanato de Kathmandu, em um hospital do norte do Paquistão e em uma escola de Dharamshala, aonde as crianças tibetanas estão exiliadas... os três países aonde eu estive...

...o projeto se chamaria S.O.S HIMALAYA...

Un abraço,
Iñaki"


Medalha de Ouro ao Mérito Esportivo

O Governo Foral de Navarra aprovou a concessão da Medalha de Ouro ao Mérito Esportivo tanto a Iñaki Ochoa de Olza como a Horia Colibasanu, Alexey Bolotov, Ueli Steck, Simon Anthamatten, Sergey Bogomolov, Don Bowie, Denis Urubko e aos sherpas e colaboradores do grupo de resgate.

O executivo navarro valorizou sua admirável trajetória, marcada por uma ilimitada vocação pelo alpinismo, e considera que com seu falecimento “se perde uma pessoa que buscou viver o ideal da montanha e transmitir ao longo de sua vida os mais nobres valores humanos.”

Também se concede a medalha a todos os que participaram no resgate, pelas “impressionantes mostras de solidariedade e companheirismo que demostraram arriscando suas vidas tentando resgatar Iñaki Ochoa de Olza, porque merecem figurar na memória coletiva de todos os navarros por sua grande generosidade e humanidade que demostraram ao não deixar só o montanhista em seus últimos momentos.”

Redação AltaMontanha com informações de Barrabes

Publicidade:


Publicidade

Publicidade