Termina a participação brasileira no Mundial Juvenil

0

Terminou hoje em Edimburgo, Escócia, a participação brasileira no Mundial Juvenil. Apesar da desclassificação, o Brasil saiu mais experiente para tentar no próximo ano um resultado ainda melhor.


Por Neudson Aquino

Chegou ao fim hoje, ainda na fase classificatória, a participação brasileira no mundial juvenil de escalada, realizado em Edimburgo na Escócia. Com vários desfalques no time que iria representar o país, incluindo o destaque do ano passado, Andreas Pauli e o “veterano” Felipe Camargo, o Brasil não conseguiu avançar em nenhuma categoria para a fase semi final.

Levando-se em consideração a realidade brasileira e as dificuldades para se montar uma seleção e treinar esse jovens talentos, pode-se dizer que toda a equipe está de parabéns e todos obtiveram um grande resultado. Mas do ponto de vista da competição, a maioria dos atletas brasileiros não foi bem.

O atleta que recebeu maior destaque, chegando perto de uma vaga nas semis foi o paulista Rafael Takahace, de 14 anos. No primeiro dia, claramente nervoso, ele caiu ainda na primeira metade da via, num lance que com certeza não estava acima das suas capacidades. Avançou para o segundo dia na 51ª colocação, e com a segunda via claramente mais fácil que a primeira, se fizesse Top, provavelmente conseguiria a vaga entre os 26 primeiros.

Rafael escalou muito bem, com movimentação fluida e segura, fazendo bom uso dos descansos da via. Um lance dinâmico na primeira metade da via, mostrou como ele estava confiante e que seria difícil ele cair. No crux, quase no topo, ele se atrapalhou um pouco com a costura, e se desequilibrou. Uma pena, pois pela força que ele fez para continuar na via, mostrou que ainda estava inteiro, e provavelmente chegaria ao final. Essa foi a primeira participação de Rafael em um mundial, e apesar de não ter chegado às semis, confirmou a expectativa do treinador Anderson Gouveia, que o colocava como mais bem preparado da equipe.

Veja como ficou a classificação final dos brasileiros na competição:

Juvenil A Feminino

54º – Mariana Gomes Aguilar

Juvenil B Feminino

60º – Brenda Ligia Schelbauer

Júnior Masculino

44º – Bruno Bitarelo Milani

57º – Gustavo Rodrigues Hachul

Juvenil A Masculino

51º – Caio Lopes da Silva

66º – Filipe Fernandes Ferreira

75º – Igor Ferreira Foscolo

Juvenil B Masculino

42º – Rafael Takahace Rodrigues

69º – Arthur Rates de Alvarenga

Apesar do final antecipado da participação, a equipe brasileira está de parabéns. As dificuldades para se preparar aqui no Brasil e ainda por cima conseguir ir para a Europa para competir são imensas, e esses garotos e garotas já são verdadeiros campeões de força de vontade e superação. Ano que vem a maioria estará de volta e com certeza o resultado será bem melhor que esse ano!

Fonte: http://www.descedaidoido.com.br/&nbsp,

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário