Rio de Janeiro se transforma na capital dos filmes de montanha - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Mostra Banff 2010

Rio de Janeiro se transforma na capital dos filmes de montanha

Quem não teve a oportunidade de estar em uma montanha e praticar esportes pertinho do céu, pode ter uma boa noção do que é fazer isso na 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha que acontece de 21 a 27 de outubro, no Cinema Odeon, Cinelândia, Rio de Janeiro.

Fonte:

 ,O evento traz a exibição de filmes de montanha. São , filmes de escalada, parapente, mountain bike, esqui, snowboard, entre outros. Além de exposição fotográfica, lançamento de livro, seminário e, em ano de comemoração pelos 10 anos do festival, um longa-metragem premiado: Nanga Parbat.

A Mostra Internacional de Filmes de Montanha é a única do gênero no Brasil. Começou em 2001 com apenas duas noites de exibições, com apenas uma sessão em cada, e somente filmes estrangeiros do Banff Mountain Film Festival. Este ano terá uma semana de atividades, trazendo a Mostra Competitiva (filmes nacionais) que começou em 2004, a já tradicional Mostra Banff, com os melhores filmes estrangeiros do festival canadense Banff e a Mostra Alemã com o primeiro longa-metragem no evento e em 35mm. O filme escolhido, Nanga Parbat, de Joseph Vilsmaier, conta a histórica e trágica escalada do alpinista Reinhold Messner e seu irmão no Nanga Parbat.

“O Nanga Parbat foi lançado no início deste ano, sendo exibido no Festival de Trento e eleito como o melhor filme pelo júri popular. Estamos trazendo o que tem de mais recente da produção cinematográfica dos filmes de montanha e com uma qualidade excelente”, avisa Alexandre Diniz, diretor geral da Mostra.

Nas produções internacionais deste ano, merecem destaque duas produções americanas: “First Ascent: Alone on the Wall” com Alex Hanold – premiado no Festival de Trento como melhor filme de alpinismo e “First Ascent: The Impossible Climb” com Chris Sharma, o filme francês “Mont-Blanc Speed Flying” eleito melhor curta de montanha no Festival de Banff e o inglês “Take a Seat”, de Dominic Gill, menção especial do júri em Banff.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade