Nova via extrema no Illimani

0

O Illimani, de 6438 metros, foi o cenário escolhido pelo austríaco Florian Hill e o alemão Robert Rausch para abrir uma nova rota e viver uma grande aventura.


A dupla germânica abriu a rota “Deliver me” (VI, WI6, M6+, 1.700 m), depois de um ataque ininterrupto de 21 horas que se seguiu à travessia de 4 outros picos. No total, 7 dias desde que saíram do campo base e regressaram à ele.

Tudo começou no dia 24 de Julho, quando Hill e Rausch deixaram o acampamento para se dirigir à linha que estavam traçando à distancia. Uma linha que não podiam contemplar inteiramente.

Realizaram a aproximação por pendentes pedregosas e rocha frágil, até alcançar uma região de seracs que conduzia até um corredor de gelo em forte pendente. Ao ver que seria mais seguro movimentar-se entre os seracs durante as frias horas matinais, decidiram montar seu primeiro bivaque ali mesmo.

No dia 25, Hill e Rausch escalaram até as 3 da madrugada. Bivacaram de novo e em pouco tempo estavam escalando um corredor de gelo que alcançava inclinações de até 95º. As dificuldades se sucediam uma através de outra, depois do gelo, tiveram que realizar uma travessia extremamente exposta, sobre rocha frágil até uma parede de gelo de 150 metros de largura.

Em plena travessia no gelo, os montanhistas começaram a sofrer os desprendimentos de uns seraks situados acima deles, Depois de um breve respiro, decidiram atacar o tramo mais perigoso à velocidade máxima e sem corda!

Já nos 6000 metros de altitude e depois de uma queda de meio serak próximo deles, Hill e Rausch encontraram um novo muro de gelo que se convertia em algo mais e mais fino na medida em que subiam, ao ponto que os montanhistas eram impedidos de fixar um quarto do parafuso de gelo que introduziam na parede gelada. Escalando sobre estas precárias proteções, não descansaram até a meia noite, quando montaram um novo bivaque, já abaixo do cume.

Com uma temperatura de -27 º, após este incomodo descanso, eles chegaram no cume, completando sua nova rota: Deliver me.

Geralmente o cume é o meio caminho para a volta, mas com a dupla Hill e Rausch não. Uma vez no cume Norte do Illimani, eles prosseguiram em direção ao Leste e empreenderam a travessia dos cumes desta montanha, ascendendo o Pico Likho Linkho, o Pico Layca Khollu, o Pico Central e o Pico Sul durante outros três dias, regressando ao acampamento base no dia 31 de Julho, após uma jornada que eles próprios definiram como sendo uma “aventura” no sentido original da palavra.

Fonte Alpinist e Desnivel

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário