CBME finaliza documento sobre guias voluntários de Montanha

0

Confederação Brasileira de Montanhismo apresenta, pela primeira vez no Brasil, um padrão nacional para a formação e qualificação dos Guias de Montanha Voluntários.


A CBME finalizou ontem o documento que cria padrões&nbsp, para a formação e qualificação de Guias de Montanha Voluntário, que são os guias de clubes de montanha, aqueles que não almejam a atividade comercial, como o de agências de Ecoturismo.

O padrão de guias da CBME é uma adaptação à realidade nacional do documento da UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo), que já aceito e praticado no mundo inteiro por clubes e associações de montanhismo. A entidade mundial que regulamenta a profissão de Guia de Montanha é a UIAGM (União Internacional de Guias de Montanha). No Brasil não existe a representação da UIAGM, sendo que na América do Sul apenas Argentina, Bolívia e Peru tem guias com estas competências.

Este padrão de competências é de adoção voluntária por parte das Federações e Associações filiadas à CBME. Apesar de ser um documento para voluntários, os padrões da CBME são muito criteriosos e completos.

O objetivo dos Padrões de Competência para Guias de Montanha Voluntários da CBME é de estabelecer uma referência nacional nesse tópico. Ao difundir o uso destes padrões, a CBME espera contribuir para o aprimoramento da formação dos Guias e Montanhistas voluntários levando a melhorias no conhecimento técnico, à prevenção de acidentes em montanha e elevando o nível de segurança na prática do Montanhismo em nosso país.

O documento&nbsp, está sendo publicado em caráter de consulta pública nacional. A CBME receberá críticas e sugestões durante os próximos 30 dias e terminado este prazo em 30/11/2010 as críticas e sugestões serão avaliadas, o documento sofrerá os ajustes necessários e será então publicado em sua versão definitiva.

Veja mais:
:: Documento de guias voluntário na íntegra no site da CBME

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário