Morre uma lenda do montanhismo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Adeus Kurt Albert

Morre uma lenda do montanhismo

Kurt Albert, uma lenda da escalada mundial, faleceu hoje em decorrência de ferimentos após queda numa via ferrata.

Fonte: Desnivel e Planet Mountain - Tradução Elcio Douglas

Kurt Albert, escalador de nacionalidade alemã, mentalizador do conceito de “Red Point”, sofreu graves ferimentos após uma queda de 18 metros que teve no domingo passado quando escalava uma via ferrata. Apesar dos detalhes do acidente ainda não estarem claros, Albert se encontrava no primeiro terço da via Höhenglücksteig, na zona de Hirchbach (Baviera).

Albert liderava um grupo de 17 escaladores experientes. Estava uns 100 metros mais adiante do ponto conhecido como Scharfen Eck (esquina quente), numa passagem com ângulo bastante fechado, sobre um precipício de aproximadamente 25 metros. Segundo as escassas informações disponíveis no momento, o escalador caiu uns 18 metros desde onde se encontrava. Um helicóptero evacuou Albert até um hospital mais próximo, e então foi encaminhado para a UTI.

As autoridade policiais de Oberpfalz iniciaram uma investigação para esclarecer as causas da queda fatal de Kurt Albert. Thomas Plossl, porta voz da polícia informou, depois de ouvir as testemunhas, que não há nenhum indicio para acreditar que haja qualquer participação externa no acidente.

Kurt tinha 56 anos, era um dos símbolos de uma geração que contou também com Wolfang Güllich. Ele era conhecido por suas escaladas extremas, muitas delas realizadas em solo. Kurt chegou a escalar vias de nono grau francês e fazia também muitas escaladas tradicionais mesclando o compromisso e a exposição de parede, com dificuldade de esportiva, em lugares como Nameless Towers no Paquistão (agulha de rocha com mais de 6 mil metros de altitude), Fitz Roy e Torre Central de Paine (Patagônia), Agulhas da Ilha de Baffin, Groelândia e Monte Roraima.

Fonte: Desnivel e Planet Mountain
Tradução Elcio Douglas

Publicidade:


Publicidade

Publicidade