Duas grandes perdas no montanhismo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
efeitos da monção

Duas grandes perdas no montanhismo

Tentando uma nova rota no Labuche Kang no Tibet com o seu parceiro David Gottlieb, Joe Puryear caiu e faleceu após a quebra de uma cornisa. Pelo mesmo motivo, Chewang Nima Sherpa faleceu no Baruntse alguns dias antes da morte de Joe. Chewang ficou famoso depois de escalar o Everest 19 vezes (segundo lugar após Apa Sherpa, com 21 vezes)

Fonte: Sherpaadventuregear.com

O acidente com o americano foi no dia 27 de outubro passado, mas segundo Rajen Thapa, o outfitter da expedição e assistente do colunista do AltaMontanha.com, Maximo Kausch na expedição ao Cho Oyu em setembro passado, disse que eles só conseguiram trazer o corpo através da fronteira nepalesa recentemente.

David, parceiro de Joe, contou que ele caiu através de uma cornisa e despencou 250 metros. David conseguiu rapelar até o local onde estava o corpo e revelou que ele morreu no impacto da queda e não sofreu.

A dupla dedicou anos à exploração e escalada de novas rotas em picos remotos do Himalaia. Veja aqui imagens das expedições de Joe.

Ambos Joe e Chewang, eram atletas e testavam roupas e equipamentos para a Sherpa Adventure Gear. Joe trabalhava no design de roupas, testava e também trabalhava na parte gráfica da marca de equipamentos.

Chewang trabalhava como guia para uma empresa comercial no Baruntse. Ao chegar ao topo de uma afiada crista uma cornisa quebrou e gerou uma avalanche, que levou o sherpa de 43 anos embora. Após numerosas tentativas de encontrar o corpo, as buscas foram encerradas no dia 26 de outubro.

Dan Mazur, dono da empresa para qual Maximo Kausch trabalha, contou que as condições de neve estavam péssimas e mesmo com fortes rajadas de vento, um helicóptero tentou encontrar o corpo do sherpa numerosas vezes. Metade dos escaladores presentes na equipe de Dan abandonaram a montanha devido às condições da neve. Segundo eles, havia grande risco de avalanches mesmo nos acampamentos mais baixos.

Segundo muitos guias do Himalaia, as condições de neve são resultado do grande acúmulo de neve gerado pelo que eles descrevem ser a pior monção dos últimos 80 anos, que devastou o Paquistão, parte da índia e parte do Nepal, através de fortes enchentes.

fonte: Sherpaadventuregear.com

Publicidade:


Publicidade

Publicidade