Parque Saint Hilaire terá plano de Manejo

0

A administração do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange promete iniciar a elaboração de seu plano de Manejo em 2011, quando a unidade de conservação completa dez anos de criação.


Segundo a administração do parque, no início do próximo ano será realizada uma licitação para contratar uma empresa que atuará como consultora na elaboração do plano. A equipe do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL), composta por funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente, vai coordenar o trabalho.

De acordo com o blog do parque (sainthilairelange.blogspot.com), a coordenação do processo será realizada por servidor do PNSHL, sob supervisão da Coordenação de Planos de Manejo do ICMBio e com acompanhamento do Conselho Consultivo.
&nbsp,
A equipe do PNSHL participará de capacitações sobre Plano de Manejo, promovidas pelo Comitê Gestor de Capacitação do ICMBio. O objetivo é instrumentalizar os servidores da instituição na elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação.

O curso permitirá um amplo entendimento dos princípios, conceitos e métodos de planejamento de UC e da experiência na aplicação destas capacidades, habilitando os técnicos a participarem e conduzirem processos de planejamento.

Plano de Manejo
&nbsp,
O Plano de Manejo é o documento que norteia a gestão da Unidade de Conservação (UC). Ele contém informações sobre fauna e flora, geologia, hidrografia e aspectos sociais e econômicos da UC e região de influência, indica seu zoneamento, com base nas características, potencialidades e fragilidades de cada área, propõe medidas de proteção, programas de recuperação, uso público etc.

Sua construção deve ser feita de forma participativa, consultando não só o Conselho da UC, como o meio acadêmico/científico, a população residente no entorno, organizações governamentais e não governamentais existentes na região e outros interessados. É um documento dinâmico, cuja revisão e eventual adequação deve ser realizada a cada cinco anos, de forma a atender plenamente os objetivos de criação da UC e acompanhar a realidade da região.

Parque foi criado em 2001

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange foi criado em 23 de maio de 2001 por meio da Lei nº 10.227, promulgada pelo Congresso Nacional, sendo a primeira Unidade de Conservação (UC) do país a ser criada pelo Poder Legislativo Federal.
&nbsp,
Seu nome homenageia o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que percorreu a região em meados do século XIX, e o biólogo e ambientalista paranaense Roberto Ribas Lange.

O parque abrange parte dos municípios de Matinhos, onde está instalada a sede administrativa, Guaratuba, Morretes e Paranaguá. Situa-se na porção sul da Serra do Mar paranaense, fazendo divisa com a baía de Guaratuba, com a planície litorânea e com o vale do rio Cubatãozinho, abrangendo regiões que variam de 20 metros sobre o nível do mar até as montanhas do maciço Serra da Prata, com altitudes superiores a 1.400 metros.

Faz parte da área-núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e da Área de Proteção Ambiental Estadual de Guaratuba (APA), protege um dos trechos mais bem conservados de Mata Atlântica no país.

Constitui ainda, pela sua posição geográfica e importância ecológica, um elo fundamental na composição do Mosaico dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos do Litoral Sul de São Paulo e do Litoral do Paraná (Portaria MMA n° 150/2006).

Fonte: Correio do Litoral
Foto: Blog do PNSHL

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário