Refúgio Elena no Aconcagua - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Segurança e Risco

Refúgio Elena no Aconcagua

Família da alpinista falecida em 2009 doa refúgio ao Aconcagua

Fonte:

A Secretaria Ambiental de Mendoza comunica que se encontra habitável um novo refúgio destinado a atender situações de emergências e operações de resgate no acampamento avançado de Cólera a 6.000 metros acima do nível do mar.

A estrutura foi doada pela família da alpinista italiana Elena Senin que em janeiro de 2009, com 38 anos, faleceu logo após alcançar o cume do Aconcagua juntamente com o guia ítalo-argentino Frederico Campanini de 31 anos.

Depois de um ano de trabalho árduo está instalado no acampamento de Cólera o refúgio em memória de "Elena Senin" como reconhecimento a solidariedade dos que participaram da operação de resgate ao grupo de Elena, dos quais houve três sobreviventes.

Para concretizar o desejo da família Senín várias instituições trabalharam em conjunto. O Consulado da Itália, a Secretaria de Meio Ambiente e a Associação de Guias de Montanha lideraram as iniciativas que envolveram neste ano o Parque Provincial Aconcagua, a Patrulha de Resgate do ministério de Segurança, o Município de Las Heras, as empresas prestadoras de serviços, guias, porteadores e cientistas da CCT Mendoza e da Universidade Tecnológica Regional, entre outros, que definiram as diretrizes de instalação, normas e regulamentos para seu uso entre os vários detalhes que permitirão esta nobre doação perdurar ao tempo e cumprir a finalidade para a qual foi concebido.

A construção realizada com o uso de painéis de câmaras frigoríficas modulares dispostos de forma multifacetada para resistir aos fortes ventos de altitude está encravada no acampamento de Plaza Cólera, a 6.000 metros acoma do mar, no ponto de encontro das duas rotas mais utilizadas para o acesso ao cume. Com esta nova base de operação as equipes de resgate podem subir tanto pela Rota Norte ou Normal como também pela cada vez mais movimentada Rota do Glaciar Polones que se origina em Plaza Argentina na face Oeste da Montanha.

Informações de Jorge Torres a partir de Mendoza, Ar

Publicidade:


Publicidade

Publicidade