João Garcia está de partida para o Himalaia

0

Alpinista português que escalou todas as montanhas com mais de 8 mil metros sem oxigênio está com novo projeto.


Terminado o projeto das 14 montanhas com mais de 8000m sem oxigênio artificial, projeto até hoje só foi concluído por 10 pessoas no mundo, João Garcia quer fazer mais e melhor!

Neste sentido ele parte para o Nepal no próximo dia 14 de Março, por volta das 11H (aeroporto da Portela) e deverá regressar em meados de Abril.

João Garcia vai tentar escalar duas montanhas de mais de 6000m e fazer reconhecimento para outras escaladas futuras. “Não são escaladas extremas mas sim de preparação para algo maior que esta para vir e ao mesmo tempo um treino especifico num país fantástico”.

João ainda não informou quais montanhas irá escalar, porém a expectativa é que seja realizada rotas técnicas em montanhas mais remotas.

Perfil

João Silva Abranches Garcia (Lisboa, 11 de Junho de 1967) é um montanhista português. Tornou-se o décimo alpinista do mundo a ascender às 14 montanhas com mais de 8000 metros existentes no planeta, todas sem recurso a oxigênio artificial e sem carregadores de altitude, quando em 17 de Abril de 2010 atingiu o cume do Annapurna (8091 metros), a última dessas 14 montanhas que lhe faltava. Também já ascendeu aos “Seven Summits” (Sete cumes). A ascensão que lhe trouxe mais fama foi a escalada ao Monte Everest (8848 metros), tendo sido o primeiro português a alcançar o seu cume, no dia 18 de Maio de 1999.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário