Lapa do Seu Antão Fechada?

0

A Lapa do Seu Antão é um dos mais novos locais de escalada na região de calcário perto de Belo Horizonte – MG. Hoje foi anunciado que o pico, já tido como um dos melhores, está fechado. O que realmente aconteceu?


A Lapa do Seu Antão está localizada no interior de&nbsp, uma fazenda particular localizada no Distrito de Fidalgo, Pedro Leopoldo (MG).

O local recebeu as primeiras vias recentemente e o bom relacionamento com o proprietário evoluiu de tal forma que os escaladores se tornaram responsáveis pela gestão de visitação e uso da lapa.

Para tanto foi criado um clube de escalada, o Clube Montis, que abraçou o local, abrindo vias e realizando diversos trabalhos voluntários, como manutenção do local, conscientização dos visitantes, aulas de escalada para crianças da região, doações e contato permanente com os proprietários visando uma atividade de lazer saudável e respeitosa.

As informações sobre o fechamento do local ainda não estão claras. O motivo aparente é que houve a orientação de uma pessoa não identificada alertando o proprietário que a escalada seria supostamente uma atividade degradante ao meio ambiente e que isso poderia lhe render uma multa ambiental.

Escaladores do&nbsp, Clube Montis estão&nbsp, estudando uma forma de continuar escalando no local, e ao mesmo tempo resguardar os proprietários de qualquer responsabilidade relacionada á prática da escalada em suas terras. Para tanto, eles pedem que os escaladores respeitem o pedido de não escalar no local até que este problema seja resolvido.

Fonte: Revista G3 e Clube Montis
Foto: Blog 4Climb

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário