Escalada temporariamente suspensa na Serra do Lenheiro - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Acesso às montanhas

Escalada temporariamente suspensa na Serra do Lenheiro

A escalada na Serra do Lenheiro foi suspensa temporariamente. O local abriga algumas das melhores vias em móveis de escalada de Minas Gerais.

Fonte: Atila Barros - Rocha e Gelo

Por determinação do comando do 11º Batalhão de Infantaria e Montanha, as escaladas na Serra do Lenheiro estão suspensas por um período indeterminado. A razão para isso seria uma troca de comando nesta que é uma área militar.

A fim de evitar problemas e ter resguardar o acesso no futuro, a FEMEMG pede aos escaladores que evitem o complexo.

A Serra do Lenheiro é um dos melhores locais para a escalada tradicional de Minas Gerais, a escalada por lá data do final da década de 70, quando os militares deram início às suas atividades de montanha e posteriormente se especializaram nesta área. Mas sua projeção nacional, como pólo de escalada, se deu em meados da década de 80, quando os escaladores Antonio Carlos Magalhães, André Silva Ilha e Lúcia Duarte Alvarenga, deram início a uma série de conquistas ao redor dos Três Pontões da Serra do Lenheiro

Na década de 90, a Serra do Lenheiro ganha sua projeção internacional nas páginas da revista Mountain e Climbing, os maiores ícones de publicações a respeito da escalada. Graças à sua formação, a Serra do Lenheiro tornou-se o primeiro pólo de escalada tradicional do Brasil. Trata-se de um local com abundância de fendas espetacularmente sólidas, o que proporciona uma escalada limpa da melhor qualidade. A proteção fixa aos arredores dos Três Pontões é uma raridade. Para se ter uma idéia, em toda a Serra do Lenheiro encontram-se aproximadamente 25 (vinte e cinco!) vias esportivas, todas elas muito recentes. A primeira via esportiva foi aberta em meados da década de 90.

Para que não conhece, a Serra do Lenheiro, que é formada por quartzito circunda a cidade de São João Del Rei, esta cidade , teve uma importância histórica bem expressiva devido a grande quantidade de ouro retirada nos séculos passados. Hoje, a exploração de quartzo e o avanço da população em direção as suas encostas são as principais ameaças deste patrimônio de São João Del Rei.

Fonte: Atila Barros - Rocha e Gelo


:: Veja mais, guia de escalada do Lenheiro

Publicidade:


Publicidade

Publicidade