CBME lança campanha de doações para escalada esportiva - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Crise na Escalada de Competição

CBME lança campanha de doações para escalada esportiva

O recente impedimento imposto pela IFSC aos atletas brasileiros de participar de campeonatos internacionais motivou a campanha.

Fonte:

Desde a semana passada, a CBME se agilizou em realizar uma campanha em prol da escalada de competição brasileira. Em Abril, a entidade que administra o montanhismo e a escalada no país recebeu um ultimato da Federação Internacional de Escala Esportiva (sigla IFSC em inglês), entidade que organiza campeonatos na esfera mundial. A CBME deveria pagar as dívidas atrasadas, caso contrário não poderia ter atletas competindo em mundiais.

O ultimato foi dado ao Brasil e outras dezenas de países, que sem ter como pagar as contas, não puderam ter atletas inscritos em campeonatos. De acordo com Silvério Nery, presidente da CBME, a entidade tinha um acordo de pagamento destes débitos, porém a política fiscal da IFSC mudou e eles cobraram toda a dívida de uma só vez, o que totalizou 2.495 Euros. A CBME paga além da IFSC, a filiação na UIAA, que é a entidade que administra o montanhismo.

Pagar as duas instituições pesa muito no orçamento da CBME, que carece de sócios. Silvério Nery, em entrevista com o Blog de Escalada, comenta que devem existir cerca de 20 mil montanhistas no Brasil, mas a CBME tem apenas 1.450 sócios.

O bloqueio da IFSC provocou comoção pela comunidade de escaladores do Brasil, que passaram semanas discutindo como reverter a crise. Muitos se queixaram, via listas de discussão, das dificuldades em se filiar diretamente às federações de montanhismo.

As doações voluntárias podem ser feitas no endereço abaixo. Toda semana a CBME irá divulgar o valor arrecadado e a destinação dos recursos, realizando um processo transparente.

http://www.cbme.org.br/cbme/doacoes-voluntarias

Acesso às Montanhas

Além da CBME, o Programa Acesso às Montanhas da Femerj está também realizando uma campanha para angariar fundos. O programa objetiva resolver problemas de proibições existentes em áreas publicas e particulares no Rio de Janeiro.

Veja como fazer uma doação ao Programa acesso às Montanhas.


Publicidade:


Publicidade

Publicidade