Santiago Quinteros realiza primeiro cume do ano no Cho Oyu

0

Top climber equatoriano abre a rota em 2011 em apenas 15 dias e culmina seu terceiro cume de oito mil metros.


Com um tempo muito ruim e realizando uma escalada rápida e intensa, o equatoriano Santiago Quinteros é a primeira pessoa a chegar ao cume do Cho Oyu neste ano.

Ele se encontrou com o colunista do AltaMontanha Maximo Kausch, que está no Cho Oyu liderando uma expedição internacional. Ele enviou uma mensagem para o mundo que o AltaMontanha reproduz, com exclusividade, abaixo:

Estimados amigos do Equador e do mundo,

Tenho a grata noticia de que antes que na quinta feira, 5 de Maio, às 13 horas, cheguei ao cume do Cho Oyu, a 8201 metros de altitude. Foi uma jornada muito cansativa, pois a janela de bom tempo para subir era de somente dois dias e meio.

Comecei com meu Ascenso no dia 3 de Maio, subi até o campo um e meio, a 6750 metros. No dia seguinte (dia 4), subi até o campo três, a 7450 metros, uma altitude que dificulta descansar e dormir, mas que teve que ser assim. Nesta noite, o plano era sair meia noite, entretanto quando chegou esta hora, o vento estava insuportável, assim, tive que esperar três horas e meia a mais e em seguida me preparar para sair.

Começamos o ascenso às 4 da manhã e cheguei ao cume por volta das 13 horas. Muito feliz, me senti forte à esta altitude, mas me cansei muito, pois estava indo na frente com meu Sherpa Tshring, sendo que na maior parte do tempo fui eu que abri as pegadas. Isto desgasta mais que o normal.

O cume me recebeu com sol, mas com algumas nuvens, porém, isso não me importou. Minha felicidade foi imensa, me ajoelhei e agradeci a vida por este presente tão grande. Este foi meu terceiro cume de oito mil. O Cho Oyu é a sexta montanha mais alta do mundo e é a terceira também que faço sem oxigênio e sem parte de meus pés. Por estas razões agradeço à vida.

Ainda não posso acreditar que fiz este cume em apenas 15 dias depois de ter chego ao campo base. Foi logro pessoal muito especial, além do que foi também a primeira escalada do ano 2011 nesta bela montanha, a deusa turquesa.

Em alguns dias estarei em Kathmandu e escreverei detalhes desta bela escalada.

Agradeço a toda minha família, a meus patrocinadores e empresas apoiadoras, a meus amigos e ao Equador inteiro e meus amigos do mundo, além das pessoas que trabalham comigo e os meio de comunicação que sempre me apóiam e são portais para levar as boas noticias. Agradeço também a Francisco, meu amigo catalão e Claudia, minha esposa, por ter me acompanhado nesta bela aventura.

Abraços a todos

Santiago Quinteros

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário