Viva a cultura do Montanhismo: Coluna do AltaMontanha na Go Outside

0

O AltaMontanha atualizou sua coluna no site da mais conceituada revista de esportes de aventura do mundo, a Go Outside.


A coluna desta semana foi escrita por nosso colunista e editor Pedro Hauck. Nela, nosso colunista fala das motivações históricas que levaram diversas pessoas a ascender montanhas e que destas experiências evoluiu a chamada “cultura do montanhismo”.

De acordo com o autor, a cultura do montanhismo só possível se consolidar, quando o ato de ascender uma montanha deixou de ter outras motivações (religiosas e militares) para se tornar esportiva, ou seja, estar focada no próprio ato de subir montanhas.

Subir montanhas, no entanto, teve diversas motivações e acompanhou a maneira de se pensar de cada época. De acordo com Hauck, no século XVIII foi bastante influenciado pelas idéia iluministas, no século seguinte, pelos viajantes naturalistas e hoje, como não podia deixar de ser, quem patrocina as expedições são as grandes marcas e empresas globais.

O artigo também foca na maneira como evoluiu os diversos estilos e vertentes do montanhismo, para que houvesse também a ebulição de novas culturas, a da escalada e também das competições.

Leia na íntegra a coluna do AltaMontanha na Go Outside:

:: Viva a cultura do montanhismo

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário