3º Encontro de Escalada e Montanhismo da ASGEM - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Como foi

3º Encontro de Escalada e Montanhismo da ASGEM

Foi num final de semana ensolarado e de baixas temperaturas que a comunidade do Retiro da União de Sombrio-SC recebeu montanhistas de todo o estado no 3° Encontro Sul Catarinense de Escalada e Montanhismo, que aconteceu nos últimos dias 11 e 12.

Fonte:

Por Larissa Maciel - ASGEM - Associação Serra Geral de Montanhismo

O evento fez com que muitos escaladores tanto de renome como iniciantes conhecessem a “Falésia do Seu Zizo”, localizada aos fundos do salão comunitário da comunidade onde ocorreu o Encontro.

Durante o dia de sábado, após o credenciamento dos participantes, o evento foi aberto com um almoço na presença do Secretário de Turismo do município, e o restante do dia seguiu com atividades como slack-line e escalada em rocha. A noite foi enriquecida com palestras e apresentações como a ministrada por Tony Provesano sobre o GVBS Santa Catarina, por Fernanda Cláudio sobre Recursos Terapêuticos Naturais da Região da Serra Geral e por Filipe Ronchi sobre o setor de escalada Serrinha.

Além disso, depois de uma janta saborosa feita pelos próprios moradores da comunidade, Edemilson Padilha, proprietário da Conquista, deu uma instigante palestra para as mais de 50 pessoas presentes no evento, sobre os seus 20 anos de experiência em escalada e encerrou com o vídeo da sua última expedição ao Auyantepuy, local onde se precipitam as águas do Salto Angel, a queda d’água mais alta do mundo, numa escalada de 17 dias em uma parede de quase mil metros de altura.

Durante as palestras ainda foram distribuídos brindes doados pelos patrocinadores do evento.

Depois de uma noite fria, e um café da manhã delicioso, o sol no domingo veio mais uma vez dar um show e esquentar a pedra para novas conquistas e várias repetições. A Falésia do Seu Zizo no domingo estava movimentada e todos puderam entrar nas 6 vias esportivas existentes no local, além de ter sido aberta 1 nova via pelos escaladores Filipe e Nando. Mais informações sobre este setor de escalada no link: http://serrageral.com/wordpress/?p=1371

O evento contou com a presença de montanhistas e simpatizantes das cidades de Palhoça, Criciúma, Içara, Sombrio, Balneário Gaivota, Tubarão, Gravatal, Jacinto Machado e Praia Grande, os quais a ASGEM agradece de coração a participação!

A ASGEM agradece também a comunidade local que além de nos receber muito bem, foram responsáveis pelas três refeições oferecidas no evento. Agradece ainda ao Seu Zizo proprietário das terras onde fica localizado o setor de escalada, que sempre nos recebe de coração aberto.

Na parte da tarde foi feita ainda uma visitação a Vinícola local, onde foi apresentado pelos seus proprietários a história da Vinícola e como se prepara o vinho por eles fabricado. Os proprietários Marcos Bez e seu pai, abriram um espumante para brindar conosco o evento e o próprio produto que é ainda um experimento deles. Todos levaram para casa vinhos, geléias, trazendo mais uma vez sustentabilidade para a comunidade local.

Não podemos deixar de agradecer aos patrocinadores e apoiadores do evento, pois sem eles nada disso poderia ter sido realizado.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade