Brasileiros no mundial de Boulder - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Arco - Itália

Brasileiros no mundial de Boulder

Cinco brasileiros estão competindo no mundial de boulder em Arco na Itália.

Fonte:

Muitos países europeus são patrocinados pelo governo e recebem até salário para treinar. No Brasil estamos muito longe disso e é uma grande conquista ter 5 atletas no mundial. São eles: Janine Cardoso, Thaís Makino, Cesar Grosso, Andre Berezoski e Pedro Nicoloso. Quase todos nossos atletas estarão competindo na categoria boulder e dificuldade.

O Brasil quase ficou de fora da competição por falta de pagamento da taxa anual pela CBME, maior entidade brasileira no montanhismo e escalada. A dívida, que vem sendo acumulada desde 2008, no entanto foi adiada pois houve um reconhecimento da IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva) aos contratempos enfrentados por escaladores brasileiros. Esta é de aproximadamente 5400 reais. Juntando doações, a CBME já pagou metade disso e pagará a outra metade até o fim de novembro. Segundo o presidente da CBME Silvério Nery, entre 2008 e hoje, a anuidade cobrada pela IFSC duplicou

Contribua e garanta um lugar no mundial para os nossos atletas em 2012. Acesse a página de doações da CBME.

Nossa experiente colunista do AltaMontanha Janine Cardoso mostrou muita garra, porém ficou difícil superar as outras atletas com média etária de 22 anos (contra 37 de Janine). Thais Makino ficou em número 61 e Janine Cardoso em 67. Infelizmente elas não se classificaram com este resultado e não puderam competir a final.

A austríaca Anna Stöhr acabou vencendo a categoria boulders, seguida pela americana Sasha Digiulian (de apenas 19 anos) e a alemã Juliane Wurm.

No masculino, entre 137 atletas, Cesar Grosso ficou em 27, André Berezoski em 49 e Pedro Nicoloso em 128. O resultado foi o melhor latino americano na competição. O que chegou mais perto ao Brasil foi o mexicano Mauricio Huerta que ficou em número 53.

O russo Dmitry Sharafutdinov ganhou a competição de boulder, seguido pelo jovem checo Adam Ondra e outro russo, Rustam Gelmanov.

O AltaMontanha.com dá os parabéns aos atletas brasileiros pela garra e superação nas provas.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade