Brasileiros nos Sete Cumes - Take Dois - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Atualizando a história!

Brasileiros nos Sete Cumes - Take Dois

Atualização dos dados sobre os projetos brasileiros de escalar as montanhas mais altas de cada continente.

Fonte:

Por Rodrigo Granzotto Peron

Em fevereiro, escrevi o texto sobre a história dos brasileiros que já tentaram ou estão tentando completar os 7 Cumes (vide: http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=2777). Naquela ocasião, com base nos dados que possuía, apresentei de forma inédita, listagem geral dos alpinistas de nosso país em busca do número mágico 7:

07 Waldemar Niclevicz [concluiu Carstensz em 97 e Kosciuszko em 06]
06 Mozart Catão [falecido]
06 Manoel Morgado [falta Vinson]
06 Carlos Morey [falta Everest]
05 Eduardo Keppke [falta Vinson e Carstensz]
04 Guilherme Rocha (desistiu em 2004)
04 Helena Artman (desistiu em 2003)
03 Lucas Tejero (desistiu em 2001)
03 Heron Teixeira (desistiu em 2001)
02 Rosier Alexandre [culminou 2, indo para o Kilimanjaro]
02 Ana Elisa Boscarioli (desistiu em 2008)
02 Vinícius Nery (desistiu em 2005)

Desde então, muita coisa rolou, e é hora de fazer um update.

NOVAS ADIÇÕES NA LISTA:

O paulistano Cid Ferrari já culminou cinco montanhas, faltando-lhe apenas o Everest (que foi tentado em 2011, na companhia de Paulo e Helena Coelho, mas sem cume) e o Carstensz.

Charles Klein e Fabio Couto Rosa culminaram 4 montanhas cada (ambos fizeram cume em Aconcágua, Elbrus, Kilimanjaro e Denali), o primeiro entre 1999-2004, e o segundo entre 2004-2006. Aparentemente, ambos abandonaram os 7 Cumes.

O paranaense Dino Camargo já tem em seu currículo Aconcágua, Elbrus, Kilimanjaro e Denali. Ele se embrenhou nos sete cumes a partir de 2008, com o Gigante das Américas e, em recentemente, fez o Denali.

A garota-prodígio Ayesha Zangaro pisou no ponto mais elevado do continente africano com apenas 16 anos de idade, e tem projeto para fechar os 7 Cumes.

TENTATIVAS E CONQUISTAS EM 2011:

Além da conquista do Denali por Dino Camargo, da do Kilimanjaro por Ayesha Zangaro, e o intento de Cid Ferrari no Everest, 2011 está sendo bem movimentado para os brasileiros no circuito dos 7 Cumes.

Já em fevereiro, eu ponderava que daqueles que possuem projeto para conquistar todos os sete cumes, “Rosier Alexandre parece ser o que mais tem se empenhado”. E a ponderação se confirmou, pois Rosier culminou tanto o Kilimanjaro (fevereiro), quanto o Elbrus (agosto), e dobrou a quantidade de cumes conquistados, agora está com 4.

Uma das melhores notícias, foi o retorno de Ana Elisa Boscarioli ao circuito, na perseguição por ser a primeira mulher a fechar os 7 Cumes. Ela conquistou em agosto o Elbrus, e agora tem três. Só que agora Ana Elisa tem companhia. A repórter esportiva e blogueira Karina Oliani domou o Aconcágua, Kilimanjaro e, também em agosto, o Elbrus, e igualmente tem três.

O QUE VEM PELA FRENTE:

Manoel Morgado está agitando expedição à Antártida. Em princípio, a conquista do Vinson seria uma etapa dentro de sua tentativa de ser o primeiro brasileiro a conquistar o Pólo Sul (juntamente com Irivan Gustavo Burda e Marcelo Santos). A expedição acabou sendo adiada, pois os exploradores não conseguiram financiá-la integralmente. Mas é possível que no futuro consigam patrocínio e realizem a saga, e Manoel conclua seus 7 Cumes.

Vários alpinistas dependem do Everest, que é considerado a mais difícil, cara e cobiçada gema da busca pelos sete cumes. Para 2013, nas comemorações dos 60 anos da primeira conquista do Everest, haverá uma expedição brasileira, organizada pela Grade VI, com Rodrigo Raineri nas batutas. É uma ótima oportunidade para grande parte dos brasileiros.

Outra possibilidade que provavelmente se repetirá é a união de forças entre os alpinistas, que tem dado bons frutos, como acabamos de ver no Elbrus este ano (com Ana Elisa Boscarioli, Karina Oliani, Rosier Alexandre e Marcelo Rabelo culminando). Já que quase todos os alpinistas possuem o Aconcágua, Kilimanjaro, Denali e Elbrus, por que não unir forças, em sinergia, para reduzir custos e viabilizar expedição para o Vinson, Carstensz e Everest, que são as montanhas que faltam, em comum, para a esmagadora maioria? Provavelmente veremos no futuro expedições como a que aconteceram no Elbrus em 2011.

A NOVA LISTA DE BRASILEIROS NA BUSCA DOS 7 CUMES:

07 – Waldemar Niclevicz (PR) [concluiu Versão Carstensz 1997 e Versão Kosciuszko 2006]
06 – Mozart Catão (RJ) [morreu quando faltava somente o Carstenz]
06 – Manoel Morgado (RS) [falta Vinson]
06 – Carlos Morey (RJ) [falta Vinson]
05 – Eduardo Keppke (SP) [faltam Vinson e Carstensz]
05 – Cid Ferrari (SP) [faltam Everest e Carstensz]
04 – Guilherme Rocha (RJ) [desistiu, tentou entre 98-04, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Helena Artman (RJ) [desistiu, tentou entre 98-99, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Charles Klein (RJ) [desistiu, tentou entre 99-04, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Fabio Couto Rosa (SP) [desistiu, tentou entre 04-06, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Dino Camargo (PR) [desistiu, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Rosier Alexandre (CE) [culminou Aconcágua, Denali, Kilimanjaro e Elbrus]
03 – Lucas Tejero (SP) [desistiu, tentou entre 98-01, culminou AC, EL, KI]
03 – Heron Teixeira (SP) [desistiu, tentou entre 98-01, culminou AC, EL, KI]
03 – Ana Elisa Boscarioli (SP) [culminou Everest, Aconcágua e Elbrus]
03 – Karina Oliani (SP) [culminou Aconcágua, Kilimanjaro e Elbrus]
02 – Vinícius Nery (RJ) [desistiu após culminar AC e KI]
01 – Ayesha Zangaro (SP) [culminou Kilimanjaro, aos 16 anos]

Observação final: A lista acima, que está atualizada até 22-08-2011, não é exaustiva, podendo haver outros escaladores que estejam almejando os 7 Cumes, mas dos quais o autor não teve ainda ciência.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade