Conquistada trilha pela face Leste do Ferraria - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Serra do Mar - Paraná

Conquistada trilha pela face Leste do Ferraria

A face Leste do Ferraria percorre uma enorme crista da montanha de 1500 metros de desnível.

Fonte:

Finalizou neste final de semana o esforço de abrir uma trilha pela face leste do Ferraria, imponente montanha localizada na Serra do Ibitiraquire, mesmo cordão montanhoso onde fica a montanha mais alta do Sul do Brasil, o Pico Paraná.

A trilha, que começa no caminho histórico da Conceição, percorre toda a crista do Ferraria, ascendendo 1500 metros na montanha de 1754 metros de altitude.

A trilha foi idealizada e aberta por um grupo de amigos associados ao Clube Paranaense de Montanhismo (CPM), auto denominados “Cachorrões da Serra”. São eles Jamil dos Santos, Josafat , Kaczuk, Juliano Volpini e Diego Leineker de Campos.

Para finalizar a trilha foram necessárias 7 investidas na montanha e muito planejamento e boa navegação. A trilha percorre um caminho diferente da conquista realizada nesta face da montanha em 2000. Ao invés de começar no vale do rio Cotia, na localidade conhecida como “Discoporto”, ela se inicia no caminho da Conceição, que dá acesso à histórica picada do Cristóvão.

Com esta ascensão, totaliza-se apenas quatro na Face Leste do Ferraria. Todas as anteriores foram feitas sem abertura de trilha e nunca antes alguém havia descida por este caminho.

Reveja todas as ascensões feitas nesta face do Ferraria

Primeira ascensão: Dia 21 de Abril de 2000. Élcio Douglas, Ivon Cesar Salles (Sexta) e Batista.
Por conta da data da conquista, o caminho foi batizado de "trilha dos 500 anos".

Segunda ascensão: Passagem do ano 2000/2001. Élcio Douglas, Ivon Cesar Salles e Taylor Thomas. A ascensão desta crista foi parte da chamada "Travessia do Milênio". Foi a primeira vez que alguém saiu do Bairro Alto de Antonina, subiu a Serra e foi parar na Estrada da Graciosa. Ver história na íntegra.

Terceira ascensão: Junho de 2007. Élcio Douglas, Julio Fiori, Moises Lima e Paulo Marinho. Subida pela crista e descida pela clássica. Ver relato.

Quarta ascensão: Agosto de 2011. Jamil dos Santos, Juliano Volpini, Josafat Kaczuk, Pedro Hauck, Edenilson Nascimento e Camila Dias. Primeira trilha nesta face da montanha, primeiro ascensão feminina e primeira descida completa pelo mesmo caminho.

:: Veja mais fotos da Face Leste do Ferraria


Publicidade:


Publicidade

Publicidade