George Band, conquistador do Kangchenjunga, falece aos 82 anos

0

Alpinista veterano foi o conquistador da terceira montanha mais alta do planeta e uma das mais difíceis também.


O alpinista britânico George Band, faleceu no dia 26 de Agosto em sua casa em Hampshire (Inglaterra) aos 82 anos de idade. Band era nascido em Taiwan, filho de missionários britânicos que viveram naquele país. Foi também na Ásia em que ocorreu o feito que tornou Band mundialmente famoso. Junto com Joe Brown, se tornou a primeira pessoa a pisar no cume da terceira montanha mais alta do mundo, o Kangchenjunga.

Este feito foi logrado em 15 de maio de 1955, apenas dois anos depois que Hillary e Norgay estiveram no cume da montanha mais alta do mundo pela primeira vez na história. Band era, naquela ocasião, o membro mais jovem daquela expedição, liderada por John Hunt.

Band conciliava seu trabalho na indústria petrolífera com várias expedições ao Cáucaso, Alpes e no Karakoram. Sua experiência o levou ao cargo de presidente do Clube Alpino do Reino Unido entre 1987 e 1990.

Depois de se aposentar da indústria petrolífera, Band se dedicou inteiramente ao mundo da montanha e aos livros, contando suas experiências. Além da presidência do Clube Alpino, George Band também ocupou outros cargos, como a presidência do Himalayan Trust, membro do Royal Geographical Society, patrono da BSES Expeditions e diretor da Mount Everest Foundation.

Uma das ultimas aparições e, público foi na uma comemoração do British Mountaineering Council (BMC), que na ocasião o homenageou com a criação de um prêmio que leva seu nome em reconhecimento da melhor contribuição voluntária na entidade. Nesta mesma ocasião ele se tornou patrono da BMC, cargo honorário mais importante da entidade.

Fonte: Desnivel

Veja mais:

:: 10 razões para não escalar o Kangchenjunga

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário