Manoel Morgado: Um problema e uma solução - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Expedição Antártida

Manoel Morgado: Um problema e uma solução

Sem patrocínios para a Expedição Brasil ao Pólo Sul, Manoel Morgado partirá para a Antártida com outro objetivo não menos modesto.

Fonte: Wikipedia

O montanhista Manoel Morgado teve que desistir do sonho de fazer uma expedição caminhando da costa até o pólo Sul, uma aventura que poucos já realizaram, mas que neste ano completará 100 anos que foi feita pela primeira vez, motivo pela qual mereceria uma grande comemoração.

Mesmo com todo o apoio de mídia possível, Manoel não conseguiu o patrocínio necessário para financiar a expedição, inédita para brasileiros e teve que passar a bola adiante. Ao invés de se abalar, Morgado deciciu mudar de planos e continuar outro projeto a ser realizado também no continente gelado.

Depois de já ter escalado as montanhas mais altas de 6 continentes, Manoel precisa apenas culminar o Monte Vinson, na Antártida, para se transformar no segundo brasileiro a completar os sete cumes. O primeiro e único brasileiro a completar tal façanha foi Waldemar Niclevicz.

Monte Vinson

O Monte Vinson, tem uma altitude de 4 892 metros é o ponto culminante do continente antártico e a oitava montanha do mundo em proeminência topográfica. Situa-se no maciço homónimo que faz parte de um dos ramos (a Cordilheira Sentinela), da cordilheira Ellsworth, no extremo sul da Península Antártica.

A ascensão do Vinson não é considerada tecnicamente difícil mas as condições climáticas extremas fazem com que a sua ascensão constitua um sério empreendimento. Não é raro a temperatura descer abaixo de 40º C negativos, mas esta pode atingir valores bem mais baixos, especialmente quando a região é varrida por fortes ventos.

Fonte: Wikipedia

Veja mais:

:: Brasileiros nos Sete Cumes - Take Dois

Publicidade:


Publicidade

Publicidade