Terremoto atinge expedição de Maximo Kausch no Shishapangma - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Sem vitimas

Terremoto atinge expedição de Maximo Kausch no Shishapangma

O forte terremoto que atingiu a Índia e Nepal no ultimo dia 18 também afetou o Himalaia do Tibet, onde está o colunista do AltaMontanha Maximo Kausch. Ele nos conta o que aconteceu na montanha.

Fonte: Redação Altamontanha

 

O terremoto de magnitude 6,9 que atingiu o norte da Índia e Nepal, matando 83 pessoas, também atingiu as montanhas do Tibet, dentre elas, o Shishapangma, montanha de 8027 metros que está sendo escalada por Maximo Kausch, colunista do site AltaMontanha.com.
 
Maximo entrou em contato com o AltaMontanha hoje e contou o que aconteceu na montanha. Ele e sua equipe estavam retornando de uma ascensão que fizeram até a cota dos sete mil metros para realizar a aclimatação necessária para fazer cume na montanha. Já estavam na barraca, no acampamento 1, a 6400 metros, quando por volta das 18 horas, no horário local, o chão começou a tremer.
 
“O acampamento 1 fica no topo de um grande glaciar aplainado. Imediatamente pensamos que seria necessário uma grande avalanche para fazer tremer o chão daquele glaciar. Quando tiramos a cabeça pra fora da barraca, observamos 3 ou 4 avalanches e não conseguimos entender o que estava acontecendo.”
 
De acordo com Maximo, uma das avalanches foi tão grande que jogou lama em cima das barracas o que deixou todos assustados. O mistério foi resolvido na manhã do dia seguinte, quando eles descobriram que as avalanches foram resultado deste grande terremoto.
 
Na mesma manhã, Maximo subiu do acampamento 1 para o 2 para verificar o estrago das avalanches e percebeu que entre 6600 e 6800 metros, a rota foi interrompida e todo material que estava por lá foi levado pelo deslizamento. Ele reabriu a rota e conferiu que nada ocorreu com o acampamento 2.
 
Fora o susto e o deslizamento, não houve mais nenhum dano à expedição. Além de Maximo, a amazonense radicada nos Estados Unidos, Cleo Weidlich está no Shishapangma.

 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade