Liberada a maior e mais difícil fenda escalável em livre no mundo?

0

Em 2001 Steve Crusher Bartlet a escalou a fenda Century Crack em artificial (A1). Nestes anos que se passaram, vários foram os que tentaram liberar esta escalada, até que finalmente Tom Randall e Pete Whittaker conseguem em Pink Point.

A fenda fica em um teto de quase 40 metros situado em White Rim, Canyonlands – Utah – Estados Unidos. A primeira ascensão desta fenda foi há 10 anos por Steve Bartlet, quem batizou a via ali localizada de “Chocolate Starfish” um A1.

Os autores da proeza de repetir em livre esta ascensão foram os britânicos Tom Randall, quem guiou e Pete Whittaker, quem limpou o teto de segundo. Ainda que em Pink Point, ou seja, com os friends e costuras colocadas, é possível que esta fenda seja o offwidth mais difícil do mundo.

Ainda que existam pessoas que não consideram ético dizer que escalar em livre uma via em Pink Point seja “liberar” ela, o feito dos britânicos é bastante louvável. Mesmo não falando em uma graduação em livre, a “Star fish” já foi cotada num possível 8c francês, equivalente à um 11a brasileiro.

Atualmente a via em fenda com o grau mais alto no mundo é a fissura Cobra, que também é graduada em 8c francês.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário