Depois de 15 anos, vias de escaladas em Arcos serão apresentadas - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Festival de escalada

Depois de 15 anos, vias de escaladas em Arcos serão apresentadas

Um encontro com a natureza e praticar esporte que tenha ela como protagonista. É isso que vai acontecer em Arcos, nos dias 29 e 30 de outubro, no I Encontro de Escalada em Arcos. Será o primeiro evento, mas não a a primeira experiência de escalada no Rastro de São Pedro, onde acontecerá o encontro. A mais de 15 anos, o escalador Eustáquio Júnior e família percorrem a região e praticam a escalagem.

Fonte: CLIMB Arcos

'É um dos melhores locais para escalar em Minas Gerais. As pessoas não tem noção de quanto aquele local é perfeito para o esporte', garantiu Eustáquio que é de Divinópolis e sempre está no Rastro de São Pedro para a escalagem.

Sabendo do potencial e conhecendo os caminhos para uma boa escalada, Eustáquio incentivou mais pessoas a realizar uma apresentação do local para a prática do esporte. Junto a belo-horizontinhos e outras centenas de mineiros e moradores de outras localidades, surgiu o Encontro de escalada em Arcos onde se espera reunir mais de 300 pessoas de acordo Felipe Alvares, um dos organizadores. Os turistas virão de Divinópolis, Belo Horizonte, Sul de Minas e de tantos outros locais já que o Encontro de Escalada em Arcos é aberto ao público e está sendo amplamente divulgado.
 
'O Peixe (apelido de Eustaquio Júnior) sempre falava daí. Então planejamos fazer o encontro', falou Felipe garantindo que será uma ótima oportunidade para conhecer o local e também trabalhar para que o Rastro de São Pedro e Arcos ganhe com esse e as outras edições do evento. 'Quando fazemos essas reuniões na Serra da Piedade, sempre reúne muita gente. Pousadas, hotel e restaurantes faturam bastante e a cidade ou o local ficam bastante conhecidos', contou.

Durante o I Encontro de Escalada em Arcos o respeito com o meio ambiente será fomentado, com a distribuição de sacos de lixo e o uso de itens que não agrida o local.

O Rastro de São Pedro fica a menos de 7km de Arcos, MG e 220km de BH. Ao chegar em Arcos, segue sentido Bambuí (não entrar na cidade), depois do segundo semáforo, passa rotatória, e entra a esquerda logo após viaduto da Ferrovia Centro Atlântida. Daqui pra frente é estrada de terra, cerca de 7km até o Rastro. Segue direto. Na primeira bifurcação, entrar a direita, depois segue sempre à esquerda, sentido as pedras. Caso surjam dúvidas, tem fazendas pelo caminho. O Rastro é conhecido na comunidade local. O carro para há 15 metros das vias de escalada e a 100 metros de um riacho.

A previsão é que sempre aconteça esse encontro. De acordo com Felipe Alvares, essa edição será uma apresentação e nos próximos uma estrutura maior e amplitude do encontro será aumentada.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade