Mostra de Filmes de Montanha começa neste final de semana

0

11ª mostra exibirá 21 produções nacionais e internacionais de Sábado a Segunda, no Cine Odeon Petrobras

:: Confira os filmes premiados da Mostra 2011
:: Confira a opinião de Atila Barros, colunista do AltaMontanha, sobre a Mostra competitiva.

Chegou o tão esperado evento que mistura a arte do cinema com a adrenalina dos esportes de montanha. A cada ano com mais novidades, a 11ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha contará com a exposição do super fotógrafo de esportes radicais Pedro Cury, além de uma competição para lá de charmosa entre as produções nacionais. De sábado a segunda, no Cinema Odeon Petrobras, no Centro do Rio, serão exibidos 21 filmes entre curtas e médias e um longa-metragem.

Na estreia, o público e os convidados terão a oportunidade de assistir o documentário “Caminhos da Mantiqueira”, de Galileu Garcia Junior. O filme percorre estradas, histórias e vidas em busca da identidade própria e única da Serra da Mantiqueira. O documentário de longa metragem (79 min) apresenta com sensibilidade um pedaço relativamente desconhecido de muitos brasileiros, apesar de sua extrema importância para o país.

Depois serão exibidas as produções nacionais que fazem parte da Mostra Competitiva, onde 12 produções brasileiras concorrerão ao Troféu Corcovado nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Os vencedores serão escolhidos pelo júri oficial e pelo júri popular.

Os destaques da Mostra Competitiva são os filmes: “Red Bull Psicobloc”, de Andre Duck e Wiland Pinsdorf, que mostra a elite da escalada no Brasil desafiando as falésias do sertão alagoano na escalada chamada psicobloc, onde a queda para na água; “A Terra da Lua Partida”, dos cariocas Marcos Negrão e André Rangel, que ilumina os problemas ambientais do Himalaia e leva o espectador a fazer uma reflexão sobre as mudanças climáticas. Também selecionado para o Festival do Rio, o filme acumula seis prêmios internacionais; e “Tepui – Escalada ao Salto Angel”, de Federico Sanz e Edemilson Padilha, o filme retrata uma conquista histórica para o montanhismo brasileiro que é a escalada da cachoeira de Salto Angel, com 979 metros de altura, localizada na Venezuela. A equipe, liderada pelo escalador Waldemar Niclevicz, foi a primeira expedição brasileira a subir a parede, que além de ser negativa tem uma rocha bastante podre, trazendo risco para os escaladores.

No World Tour do Banff Mountain Film Festival, mais nove produções, desta vez internacionais, serão exibidas para o público. Entre os filmes com maior destaque estão: “The Asgard Project” – vencedor como melhor filme de escalada no Festival de Banff. São mais de 19 dias no Monte Asgard na Ilha de Baffin, no Ártico, debaixo de neve e frio para conquistar a grande face norte; 'The Swiss Machine', com o escalador suíço Ueli Steck,  mostrando seu recorde escalando o Eiger; “The Longest Way” –  eleito melhor curta de montanha no Festival de Banf, é uma bem humorada jornada de Beijing a Urumqi; e “Second Nature”. Nesse curta, a adrenalina rola solta no skate downhill  dos skatistas Noah Sakamoto, Patrick Rizzo e J.M. Duran por uma das estradas da High Sierras, na Califórnia. Estados Unidos.

Na entrada principal do tradicional cinema carioca, o fotógrafo Pedro Cury irá apresentar um pouco de seu portfólio na exposição Mountain Biking 2.8. As fotos retratam algumas das experiências vividas por Cury ao morar por dois anos na Europa, onde teve a chance de pedalar e fotografar em 8 países diferentes.

“Mountain Biking 2.8' é o tema da exposição de Pedro Cury, que poderá ser vista pelo público na entrada principal do tradicional cinema carioca. A mostra de fotografia relata um pouco da experiência de Pedro em sua estadia de dois anos na Europa, onde teve a chance de pedalar e fotografar o esporte em oito países do velho continente. Entre eles estão Espanha, Alemanha e Áustria. As fotos retratam ciclistas em excursões por uma grande diversidade de ambientes e ecossistemas e incluem a imagem do cartaz com os bikers Chus Castelhanos e Javier Molina com a Flucthorn (uma montanha da cadeia de Silvretta, localizada em Tirol, Alpes Austríacos)
ao fundo.

Programação:

Data: 12 a 14 de novembro
Sessões: Sábado e segunda – 19h e 21h
               Domingo – 18h e 20h
Local: Cinema Odeon Petrobras – Praça Cinelândia – Centro

Censura: 10 anos

Ingressos: 20,00 inteira / 10,00 meia
                 75,00 passaporte (direito as 6 sessões)

Atrações:

Mostra Competitiva – Filmes nacionais
Mostra Banff – Filmes internacionais
Lançamento do documentário “Caminhos da Mantiqueira”, de Galileu Garcia Junior
Exposição Fotográfica – 'Mountain Biking 2.8”, de Pedro Cury.

Mais informações no site:
www.filmesdemontanha.com.br

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário