RUMOS divulga trabalho de mapeamento de 7 anos - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Haja Paciência!

RUMOS divulga trabalho de mapeamento de 7 anos

O AltaMontanha.com divulga um trabalho de 7 anos de compilação de dados de GPS. Maximo Kausch divulgou hoje o seu último mapa virtual 3D da região do Monte Everest no Nepal

Fonte:

Através do Rumos.net.br, o AltaMontanha disponibiliza o maior número possível de rotas e pontos de GPS de regiões montanhosas de todo o mundo.

Neste caso foram 898km mapeados, distribuídos em 102 trilhas mapeadas e georeferenciadas,  Além disso são marcadas 66 montanhas, 128 locais de acampamento, 197 cidades ou vilas, 22 pontos de água potável, entre outros. Veja o link
 
Maximo também incluiu a escalada de 9 montanhas na região, algumas extremamente técnicas como o Monte Ama Dablam com 6816m, na qual ele já alcançou o cume 3 vezes!
 
Os mapas são abertos em Google Earth, que permite uma visualização tridimensional e detalhada de qualquer região do planeta. O programa é grátis e disponível aqui.

O trabalho de mapeamento da região começou em 2004, durante a primeira expedição de Maximo Kausch realizou ali. Desde então foram coletados dados de GPS de inúmeras outras expedições até a conclusão deste trabalho final. Além de Maximo, outros 2 colegas contribuíram para a compilação. Um deles, Keith Spencer, faleceu durante uma avalanche nos EUA no começo de 2009.
 
Para mapear esta região também é necessário muito trabalho fora da montanha. Muitas das trilhas foram georeferenciadas ante a observação de imagens satelitais.
 
Este conjunto de 102 trilhas é apenas uma das quase 200 páginas disponíveis no novo portal do AltaMontanha.com, o RUMOS. Aqui você pode encontrar rotas e trilhas em regiões montanhosas de 23 países do mundo!
 
Alguns dos arquivos disponíveis no RUMOS são extremamente complexos, é o caso do Parque Nacional do Itatiaia no RJ, onde estão mapeadas mais de 380km de trilhas!
 
A idéia do RUMOS é facilitar a vida do montanhista moderno e aumentar a segurança em regiões montanhosas. Além disso, o RUMOS permite planejar uma expedição ou escalada detalhadamente e de forma grátis.
 
Muito trabalho exaustivo de mapeamento é necessário. Segundo Maximo Kausch: "Alguém tem que fazer o trabalho". Segundo Maximo, essa é uma das formas que ele tem para contribuir um pouco para o esporte que está se desenvolvendo tão rápido.
 
Visite o RUMOS

Publicidade:


Publicidade

Publicidade