Manoel Morgado faz cume no Vinson e finaliza os 7 cumes - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
7 cumes

Manoel Morgado faz cume no Vinson e finaliza os 7 cumes

O montanhista brasileiro Manoel Morgado chegou ao cume do Monte Vinson, 4892 metros, montanha mais alta da Antártida e é o segundo brasileiro a finalizar os 7 cumes.

Fonte: Adventure Consultants e Wikipedia

No dia 11 de Dezembro Manoel Morgado chegou ao topo do continente gelado, finalizando a ultima montanha do projeto 7 cumes, que visa escalar a montanha mais alta de cada continente.

Além do Vinson, Morgado também chegou ontem (dia 14) ao cume do Monte Schinn, que com 4660 metros de altitude é a terceira mais alta do continente gelado.

Com esta conquista, Manoel se torna o segundo brasileiro a completar o projeto de 7 cumes na proposta original de quem criou este conceito, o americano Dick Bass.

Monte Vinson

O Monte Vinson, tem uma altitude de 4 892 metros é o ponto culminante do continente antártico e a oitava montanha do mundo em proeminência topográfica. Situa-se no maciço homônimo que faz parte de um dos ramos (a Cordilheira Sentinela), da cordilheira Ellsworth, no extremo sul da Península Antártica.

A ascensão do Vinson não é considerada tecnicamente difícil mas as condições climáticas extremas fazem com que a sua ascensão constitua um sério empreendimento. Não é raro a temperatura descer abaixo de 40º C negativos, mas esta pode atingir valores bem mais baixos, especialmente quando a região é varrida por fortes ventos.

7cumes

Faz parte da lista dos 7 cumes as seguintes montanhas: Aconcagua – América do Sul; Denali – América do Norte; Elbrus – Europa; Everest – Ásia; Kilimanjaro – África; Vinson – Antártida. O cume mais alto da Oceania é bastante controverso, com pessoas que acreditam no  Kosciuszko, na Austrália, com 2228 metros de altitude e outras que dão o título de mais alta para o Carstenz de 4884, localizado na Indonésia. A polêmica gira em torna da localização política da Indonésia, que é um país asiático, embora o local onde fica a montanha, seja uma ilha da Oceania: a ilha da Nova Guiné. Além deste problema, há também a consideração do Monte Cook, montanha localizada na Nova Zelândia com 3754 metros de altitude. A inserção do Kosciuszko ocorre quando se considera a Austrália como um continente.

A versão que Manoel Morgado completou dos 7 cumes é a que leva em consideração a montanha australiana.

Outro brasileiro que realizou este projeto foi Waldemar Niclevicz, que fez a versão indonésia e também neozelandesa do projeto.

Veja mais:

:: Brasileiros nos Sete Cumes - Take Dois


Fonte: Adventure Consultants e Wikipedia







Serviços Especializados


Altiseg

Publicidade

Publicidade