Hans Kammerlander logra escalar os segundos 7 cumes - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Crítica ao projeto original

Hans Kammerlander logra escalar os segundos 7 cumes

Todos já conhecem o projeto 7 cumes, que consiste escalar as montanhas mais altas de cada continente. Han Kammerlander inovou e escalou as segundas montanhas mais altas de cada continente, num projeto muito mais difícil que envolve, por exemplo, a ascensão do K2.

Fonte: Desnivel e Barrabes

O projeto dos 7 cumes é uma vitrine no montanhismo mundial. Apesar do reconhecimento, o montanhista que pretende escalar a montanha mais alta de cada continente não precisa ser muito experiente, pois as montanhas dos sete cumes: Everest, Aconcagua, Denali, Kilimanjato, Elbrus, Vinson e Carstenz não são montanhas com grandes dificuldades técnicas.

Exatamente por ser um projeto com muita mídia e pouca dificuldade montanhística, o italiano Hans Kammerlander resolver fazer o projeto dos segundos 7 cumes e com isso ironiza e critica o projeto original proposto pelo milionário americano Dick Bass.

Na lista dos segundos 7 cumes, constam montanhas pouco conhecidas pelo público e muito mais difíceis que os primeiros 7 cumes. Muitas destas montanhas são remotas e não apresentam serviços guiados, forçando o montanhista a fazer uma logística de expedição por conta própria.

Hans Kammerlander, que é amigo e foi parceiro de Reinhold Messner em algumas expedições, renunciou à conquista dos 14 cumes com mais de 8 mil metros para finalizar este projeto, exatamente para criticar a maneira como é feito publicidade e marketing em projetos mais badalados. A última montanha dos segundos 7 cumes foi escalado neste final de semana, o Monte Tyree, na Antártida.

Diante da conquista dos segundos 7 cumes, já houve quem anunciasse a proposta da realização dos terceiros. O montanhista austríaco Christian Stangl, que há dois anos foi motivo de piada por mentir que havia feito cume no K2, resolveu criar este projeto. Stangl pretende dar a volta por cima neste episódio com a realização do inédito projeto. Confira quais sãos as primeiras, segundas e terceiras montanhas mais altas de cada continente:
 

Continente

Primeira

Segunda

Terceira

Ásia

Everest 8848

K2 8611

Kangchenjunga 8586

América do Sul

Aconcagua 6962

Ojos Del Salado 6893

Pissis 6759

América do Norte

Denali 6194

Mt. Logan 5959

Orizaba 5636

Europa

Elbrus 5642

Dychtau 5224

Shkara 5193/Kostan Tau 5144

 

África

Kilimanjaro 5895

Mt. Kenia 5199

Mawenzi 5149

Oceania

Carstenz 4884

Trikora 4730

Trikora / Nggu Pulu 4862

Antártida

Vinson 4884

Mt. Tyree 4852

Shinn 4660

Como não podia faltar de ter, houve polêmica na lista das montanhas. Até hoje, países como Rússia e Indonésia, que possuem montanhas nas listas, tem dificuldade na determinação da altitude de alguns cumes, assim, a lista definitiva não está completa.

Fonte: Desnível e Barrabes

Publicidade:


Publicidade

Publicidade